metropoles.com

Queiroga critica governadores do Nordeste: “Quantas vacinas trouxeram?”

Ao lado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante evento na Paraíba, ele afirmou que os gestores estaduais não trouxeram vacinas

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, me coletiva de imprensa de apresentação do cronograma de vacinação da Covid-19 para 2022
1 de 1 ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, me coletiva de imprensa de apresentação do cronograma de vacinação da Covid-19 para 2022 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, criticou, nesta quinta-feira (21/10), o Consórcio de Governadores do Nordeste.

Durante evento na Paraíba, ao lado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e de outros ministros, ele afirmou que os gestores estaduais não trouxeram vacinas contra a Covid-19 para o país.

“No passado, um Consórcio de Governadores disse que ia trazer vacinas. Quantas vacinas eles trouxeram? Nenhuma”, disparou, ao falar sobre os resultados da campanha de imunização contra o coronavírus no Brasil.

Liderado pelo governador do Piauí, Wellington Dias (PT), o grupo de gestores estaduais do Nordeste acordou a compra de 37 milhões de doses da vacina russa Sputnik neste ano. As vacinas seriam integradas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), mas o contrato não foi finalizado.

Em agosto deste ano, a compra foi suspensa após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) impor uma série de condições para a importação do imunizante. A medida foi adotada após o órgão fazer análises da vacina e concluir que não foram apresentadas evidências científicas suficientes para comprovar sua segurança e eficácia.

Durante o evento nesta quinta-feira, Marcelo Queiroga disse que todos os imunizantes utilizados no Brasil foram incorporados por iniciativa do governo do presidente Jair Bolsonaro. “Todas as vacinas foram trazidas pelo governo do presidente Bolsonaro. E as vacinas só têm um dono, o povo do Brasil”, afirmou.

Veja o momento:

O Brasil utiliza, atualmente, quatro vacinas contra a Covid-19 no PNI: Pfizer, Janssen, AstraZeneca e Coronavac. As três primeiras foram incluídas no programa após negociações entre o governo federal e as farmacêuticas fabricantes.

A Coronavac, no entanto, foi produzida pelo Instituto Butantan, órgão vinculado ao governo de São Paulo, após negociações entre o estado e a empresa chinesa Sinovac, fabricante da vacina.

0
Agenda no Nordeste

Marcelo Queiroga cumpre agenda na Paraíba, seu estado natal, e em Pernambuco durante esta quarta-feira.

O ministro embarcou no início da manhã e participa de cerimônias de inauguração de obras, acompanhando o presidente Jair Bolsonaro. Ao fim do dia, Queiroga retorna a Brasília.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?