Queda de avião monomotor em Manaus deixa um morto e um ferido
Avião caiu durante manobra de instrução, no Aeroclube do Amazonas. Instrutor morreu no local e aluno foi socorrido em estado grave
atualizado
Compartilhar notícia

Um avião de pequeno porte caiu na manhã deste sábado (21/3) durante uma manobra de treinamento no Aeroclube do Amazonas, em Manaus, deixando uma pessoa morta e outra ferida em estado grave. O acidente ocorreu por volta das 9h, durante uma sessão de instrução no Aeródromo de Flores.
De acordo com informações preliminares, a aeronave realizava o procedimento de “toque e arremetida”, prática comum na formação de pilotos, quando perdeu altitude a cerca de 30 metros e caiu próximo à lateral da pista. O avião monomotor, um Cessna 152 de matrícula PR-TSM, ficou tombado em uma área de vegetação, com a parte frontal e o motor destruídos.
No interior da aeronave estavam o instrutor Fernando Lúcio Moreira dos Santos Filho, de 40 anos, e o aluno Ulisses de Oliveira. O instrutor não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. Já o aluno foi retirado das ferragens com vida e encaminhado em estado grave ao Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio, com traumatismos craniano e torácico.
Fernando Lúcio era instrutor experiente, com mais de 1,5 mil horas de voo, sendo mais de 400 horas na própria aeronave envolvida no acidente. Ele atuava havia seis anos no Aeródromo de Flores e ocupava o cargo de diretor do Centro de Instrução de Aviação Civil do aeroclube.
Confira o momento:
Ver essa foto no Instagram
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), o chamado foi registrado por volta das 9h30, com chegada das equipes em aproximadamente cinco minutos. A operação contou com 14 militares e quatro viaturas, além do apoio da Polícia Militar, do Instituto Médico Legal (IML) e de equipes da perícia.
A reportagem entrou em contato com o Aeroclube do Amazonas para solicitar um posicionamento oficial sobre o acidente e aguarda o retorno.
As causas do acidente ainda são desconhecidas e serão investigadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira.
