Quaest: maioria defende GLO no RJ e enquadrar facções como terroristas

Segundo a Genial/Quaest, outras medidas, como o uso de câmeras pelos policiais em uniforme, contam com o apoio de mais de 81% da população

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Fabiano Rocha / Agência O Globo
Megaoperação Policial nos Complexos do Alemão e Penha
1 de 1 Megaoperação Policial nos Complexos do Alemão e Penha - Foto: Fabiano Rocha / Agência O Globo

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta segunda-feira (3/10) mostra que 59% da população do estado do Rio de Janeiro apoia a implementação de uma Garantia da Lei e da Ordem (GLO) pelo governo federal, assim como ocorreu em 2018, para o combate à violência no estado. O levantamento ocorre após a megaoperação nos complexos da Penha e Alemão, que resultou em 121 mortos na última terça-feira (28/10).

Segundo a pesquisa, a PEC da Segurança Pública, proposta pelo governo federal, conta com o apoio de 52% dos entrevistados, enquanto 29% a desaprovam e 19% dos entrevistados não responderam ou não souberam responder.

Outras medidas, como o uso de câmeras corporais pelos policiais, contam com o apoio de mais de 81% da população. A pena de morte para acusados de crimes graves também conta com aprovação da maioria, com 58%. No entanto, a frase “bandido bom é bandido morto” divide opiniões, com 51% a favor e 42% contrários.

Legalizar as drogas não resolveria o problema da violência, de acordo com os moradores do estado. Outros 34% concordam com a legalização e 59% descordam.

Punições mais rígidas 

O levantamento evidenciou que 85% dos entrevistados apoiam o aumento da pena condenados por homicídio a mando de organizações criminosas. Apenas 10% se mostraram contrários à ideia. Sobre o debate de enquadrar organizações do crime organizado como grupos terroristas, 72% são favoráveis à medida.

Já 72% dos moradores se posicionam contrários a medidas que flexibilizam e facilitam a compra e o porte de armas, enquanto 24% apoiam facilitar o meio.

O levantamento foi realizado entre 30 e 31 de outubro e ouviu 1,5 mil pessoas com 16 anos ou mais de idade na cidade do Rio de Janeiro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?