metropoles.com

Procurados: MJ pede que Interpol inclua foragidos de Mossoró em lista

O Ministério da Justiça publicou uma nota descrevendo uma série de ações após a fuga de dois detentos da Penitenciária de Mossoró

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução / IA Cutout
Rogério Mendonça e Deibson Nascimento, fugitivos do presídio federal de Mossoró
1 de 1 Rogério Mendonça e Deibson Nascimento, fugitivos do presídio federal de Mossoró - Foto: Reprodução / IA Cutout

Os fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró serão procurados a nível internacional. O Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP) publicou uma nota, na tarde desta quarta-feira (14/2), informando as providências adotadas pela pasta após a fuga de dois detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte.

Entre as medidas, está o pedido de inclusão dos nomes de Deibson Cabral e Rogério Mendonça no Sistema de Difusão Laranja da Interpol e no Sistema de Proteção de Fronteiras, para que os fugitivos sejam procurados também pelas policias internacionais.

Deibson Cabral e Rogério Mendonça são ligados à facção criminosa Comando Vermelho (CV). Eles escaparam da prisão de segurança máxima nesta quarta-feira. É a primeira fuga registrada em um presídio federal em 18 anos de sistema.

A nota do Ministério da Justiça também descreve outras medidas, como o deslocamento de um efetivo de 100 agentes da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para reforçar as ações de recaptura dos fugitivos; e a revisão de protocolos de segurança em presídios federais.

Mossoró

A Penitenciária Federal de Mossoró foi inaugurada em julho de 2009 e fica localizada em uma área rural no Rio Grande do Norte. A prisão, que tem capacidade para abrigar 208 homens e área coberta de 13 mil metros quadrados, faz parte da alternativa encontrada pelo Ministério da Justiça para isolar criminosos de alta periculosidade e evitar que eles continuem atuando e cooptando outros presos. A primeira penitenciária do sistema federal foi inaugurada em junho de 2006.

Atualmente, 68 presos dividem o espaço da penitenciária. Entre eles, Fernandinho Beira-Mar, que foi transferido para o presídio em janeiro deste ano depois de rodízio com outro líder do CV, Marcinho VP.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?