Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

PRF que matou comandante era "ciumento" e "controlador", diz delegada

Delegada Raffaella Aguiar afirmou que guarda municipal nunca registrou ocorrência contra o namorado e que há indícios de crime planejado

23/03/2026 11:25
Compartilhar notícia
Reprodução/Redes sociais
Imagem colorida de Dayse Barbosa e o o policial rodoviário federal Diego Oliveira de Souza - Metrópoles

A titular da Delegacia de Homicídios e Proteção à Mulher, a delegada Raffaella Aguiar, disse, nesta segunda-feira (23/3), que o  policial rodoviário federal Diego Oliveira de Souza, suspeito de assasinar a comandante da Guarda Municipal de Vitória, Dayse Barbosa, não aceitava o fim do relacionamento. 

A investigadora o descreveu como um homem “ciumento” e “controlador”.

Dayse foi morta com cinco tiros no rosto nesta madrugada. O PRF tirou a própria vida após o crime. 

A delegada afirmou que a vítima nunca registrou boletim de ocorrência contra Diego nem contou as situações aos colegas da corporação. No entanto, após a morte, a polícia recebeu relatos sobre a relação conturbada dos dois.

“As primeiras informações são de que ele não aceitava o fim do relacionamento. Não tinha nada formalizado. Agora, depois que aconteceu o crime, começaram as pessoas a comentar que ele era ciumento, possessivo, extremamente controlador”, disse Raffaela Aguiar.

“É importante para que outras mulheres percebam que a violência não começa naquele momento do disparo que ceifou a vida dela. A violência começa naquele primeiro controle”, acrescentou.

O pai de Dyse, que estava no local na hora do crime, também confirmou à polícia que o relacionamento era abusivo e marcado por discussões.

Segundo a delegada, os vestígios colhidos na cena do crime sugerem que o ato foi premeditado. O PRF usou uma escada e levou ferramentas para invadir a casa da namorada.

“Ele levou ferramentas para romper a porta, levou uma escada. Ele arrombou a porta da casa dela. Então, nisso tudo você vê um planejamento para que ele pudesse matá-la”, disse.

Feminicídio

Dayse Barbosa foi morta pelo namorado, o policial rodoviário federal Diego Oliveira de Souza, na madrugada desta segunda. Em seguida, ele tirou a própria vida.

O crime ocorreu por volta da 1h, na casa da vítima, no bairro Caratoíra. A mulher foi baleada cinco vezes na cabeça.

PRF que matou comandante era “ciumento” e “controlador”, diz delegada - destaque galeria
4 imagens
Dayse Barbosa foi morta pelo namorado, o policial rodoviário federal Diego Oliveira de Souza
Dayse Barbosa foi a primeira mulher a comandar a Guarda de Vitória em mais de 20 anos de instituição
Dayse Barbosa foi assassinada a tiros pelo namorado
Dayse Barbosa deixou uma filha, de 8 anos
1 de 4

Dayse Barbosa deixou uma filha, de 8 anos

Reprodução/Redes sociais
Dayse Barbosa foi morta pelo namorado, o policial rodoviário federal Diego Oliveira de Souza
2 de 4

Dayse Barbosa foi morta pelo namorado, o policial rodoviário federal Diego Oliveira de Souza

Reprodução/Redes sociais
Dayse Barbosa foi a primeira mulher a comandar a Guarda de Vitória em mais de 20 anos de instituição
3 de 4

Dayse Barbosa foi a primeira mulher a comandar a Guarda de Vitória em mais de 20 anos de instituição

Reprodução/Redes sociais
Dayse Barbosa foi assassinada a tiros pelo namorado
4 de 4

Dayse Barbosa foi assassinada a tiros pelo namorado

Reprodução/Redes sociais

Em entrevista na televisão, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), disse que Diego usou uma escada para invadir a residência da namorada e quebrou a porta para entrar no quarto dela. O pai dela estava no local e ouviu os disparos que atingiram o rosto de Dayse.

Ela foi a primeira mulher a ocupar o cargo de comandante da Guarda Municipal de Vitória. Dayse Barbosa era reconhecida pela atuação firme na defesa dos direitos femininos e na promoção da segurança pública.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters