metropoles.com

PRF apreende 260 kg de barbatanas de tubarão avaliadas em R$ 5 milhões

No Brasil, a pesca direcionada de tubarões é proibida. A apreensão ocorreu na noite desta última quinta-feira (9/1)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/PRF
Imagem colorida, PRF apreende 260 kg - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida, PRF apreende 260 kg - Metrópoles - Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 260 kg de barbatanas de tubarão na noite de quinta-feira (9/1), em Valença do Piauí (PI). A carga, avaliada em cerca de R$ 5 milhões, estava sendo transportada por um caminhão vindo do Maranhão com destino ao litoral da Bahia. O motorista, um homem de 35 anos, foi preso em flagrante e autuado por crime ambiental e posse ilegal de arma.

Segundo o inspetor Alexsandro Silva, da PRF, as barbatanas são retiradas dos tubarões ainda vivos, deixando-os com mínimas condições de sobrevivência, o que agrava a gravidade da infração ambiental. Essa foi a primeira apreensão desse tipo no Piauí. No Brasil, a pesca direcionada de tubarões é proibida.

Arma e documentação irregular

Além da carga ilegal, o motorista portava uma pistola Forjas Taurus, dois carregadores e munições da Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC). Embora tenha apresentado registro e notas fiscais da arma, ele não possuía a guia de trânsito necessária para o transporte do Maranhão até a Bahia.

Sobre as barbatanas, o suspeito alegou que eram restos de peixes destinados à produção de ração, mas não apresentou nota fiscal nem o Registro Geral de Pesca (RGP), documentos obrigatórios emitidos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Confirmada a ilegalidade

A PRF, em conjunto com um fiscal do IBAMA, confirmou que se tratava de barbatanas de tubarão, mercadoria de alto valor no mercado asiático, especialmente na China. O transporte configura crime ambiental, conforme a Lei de Crimes Ambientais.

O motorista foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil da região e responderá pelos crimes de posse ou porte ilegal de arma de fogo e pelo transporte de produto proveniente de pesca proibida.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?