Presidente da CPMI do INSS pedirá mais 60 dias para novos depoimentos

Senador Carlos Viana (Podemos-MG) afirmou que pedirá a prorrogação do funcionamento do colegiado por mais dois meses

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
Senador Carlos Viana, presidente da CPMI do INSS
1 de 1 Senador Carlos Viana, presidente da CPMI do INSS - Foto: BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), senador Carlos Viana (Podemos-MG), afirmou nesta quinta-feira (4/12) que pedirá uma prorrogação da CPMI por mais 60 dias. O prazo para encerramento da comissão atualmente é março de 2026. As fraudes no INSS foram reveladas pelo Metrópoles.

Viana afirmou que hoje é o último dia da primeira fase das investigações que apuram descontos associativos e sindicatos que prejudicaram os aposentados brasileiros, e que a segunda fase começará em fevereiro de 2026. “Estou pleiteando com meus colegas mais 60 dias, porque nós não vamos dar conta de ouvir todo mundo que deveria apenas com o prazo atual”, explicou Viana.


Farra do INSS

  • A chamada “Farra do INSS” tornou-se pública em dezembro de 2023, após séries de reportagens do Metrópoles, que denunciaram o aumento drástico das arrecadações de associações com descontos indevidos aplicados a aposentados — chegando a R$ 2 bilhões em um ano.
  • As entidades respondiam a milhares de processos por filiações fraudulentas.
  • As revelações levaram à abertura de inquérito da Polícia Federal (PF) e abasteceram investigações da Controladoria-Geral da União (CGU).
  • A Operação Sem Desconto, deflagrada em abril deste ano, resultou na demissão do então presidente do INSS e do ministro da Previdência, Carlos Lupi. No total, 38 reportagens do Metrópoles foram citadas pela PF na representação que originou a operação.

O senador havia sinalizado esta possibilidade nessa terça-feira (2/12), e voltou a afirmar que pedirá prorrogação nesta quinta, em entrevista ao canal CNN.

CPMI do INSS

Nesta quinta, a CPMI do INSS ouve Silas da Costa Vaz, secretário da Conafer. Silas foi convocado após relatório da Controladoria-geral da União apontar que 97,6% dos beneficiários entrevistados afirmarem não ter autorizado os descontos realizados em seus benefícios.

Em seguida, a CPMI ouvirá Américo Monte Júnior, presidente da Amar Brasil Clube de Benefícios (ABCB). A entidade está na mira por supostas irregularidades ligadas a descontos indevidos.

A comissão também vota diversos requerimentos para convocar autoridades e empresários, entre eles o dono do Banco Master, Daniel Vorcaro; o ministro-chefe da AGU e indicado ao STF, Jorge Messias; Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha (filho do presidente Lula); o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo); e a presidente do Palmeiras e da Crefisa, Leila Pereira.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?