metropoles.com

Prefeitura determina estado de atenção para alagamentos em São Paulo

Pancadas isoladas de chuva estão previstas para a noite deste sábado

atualizado

Compartilhar notícia

MISTER SHADOW/ASI/ESTADÃO CONTEÚDO
Chuva em SP
1 de 1 Chuva em SP - Foto: MISTER SHADOW/ASI/ESTADÃO CONTEÚDO

Novas pancadas de chuva na tarde deste sábado (16/2) colocaram toda a cidade de São Paulo (SP) em estado de atenção para alagamentos. O alerta é do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), que adicionou as zonas norte, centro, leste e sudeste na lista de regiões que podem sofrer transbordamento de rios e deslizamentos de terra. A Marginal Tietê também está em estado de atenção. As informações são do Estadão.

De acordo com o CGE, instabilidades ganharam força durante a tarde e deverão provocar pancadas isoladas de chuva nas próximas horas. Precipitações moderadas já foram registradas em alguns pontos da cidade. As zonas sul, oeste e a Marginal Pinheiros já estavam em estado de atenção.

Segundo o Corpo de Bombeiros, 100 ocorrências foram registradas na região metropolitana entre as 0h e as 17h deste sábado, sendo 87 acionamentos por queda de árvores, dez por desabamentos e três por enchentes.

A previsão é de que o tempo melhore gradativamente nos próximos dias. O sol deve aparecer no domingo e os termômetros terão variações de 17°C a 25°C.

Período de maior instabilidade
As fortes chuvas tiveram início na noite dessa sexta (15) e fizeram com que o CGE da Prefeitura decretasse estado de atenção para alagamentos às 7h48 deste sábado, 16, em todas as regiões da cidade, além das marginais Tietê e Pinheiros. O alerta foi mantido até as 9h, após a passagem do período de maior instabilidade, e retomado na tarde deste sábado.

Na região central, a queda de uma árvore interditou temporariamente o cruzamento entre a Alameda Santos e a Av. Brigadeiro Luís Antônio. A via já foi desobstruída. Por conta de um raio, a Linha 10-Turquesa da CPTM opera com velocidade reduzida na manhã deste sábado. Mais cedo, a Linha 15-Prata passou pelo mesmo problema, mas a situação já foi normalizada.

O aeroporto de Congonhas também foi afetado pelas chuvas. Durante alguns minutos desta manhã, a pista principal teve de fechar para pousos e decolagens. Até as 11h deste sábado, alguns voos seguiam atrasados.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?