Prefeito de Aparecida de Goiânia é internado para tratamento da Covid
Gustavo Mendanha (MDB) foi diagnosticado com Covid-19 no dia 24/03; 12 pessoas da família dele foram contaminadas com o coronavírus
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Por meio das redes sociais, a equipe do prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (MDB), informou que ele foi internado nesta quinta-feira (1º/4), no Hospital Santa Mônica, no município, para melhor condução do tratamento contra a Covid-19.
De acordo com o boletim médico, assinado pela infectologista Ana Carolina Andrade, Mendanha encontra-se consciente, respirando em ventilação espontânea, com auxílio de oxigênio, e demais parâmetros clínicos e laboratoriais satisfatórios.
Ver essa foto no Instagram
O prefeito de Aparecida foi diagnosticado com Covid-19 no último dia 24/3, dias depois da esposa, Mayara Mendanha, que, segundo a publicação, está próxima de concluir o ciclo de 14 dias da doença. A primeira-dama segue em casa.
Antes de ser contaminado pelo coronavírus, Mendanha já trabalhava de forma remota desde o dia 9/3, quando dois de seus três filhos testaram positivo para a doença. Ao todo, 12 familiares do prefeito de Aparecida (incluindo ele) testaram positivo para a Covid-19.
Família
De acordo com a publicação, o pai de Gustavo Mendanha, o ex-deputado estadual por Goiás Léo Mendanha, segue internado em estado grave e hemodinamicamente estável. Ele está no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde o dia 21/3, quando o caso da doença se agravou.
Léo Mendanha, que tem 66 anos, chegou a ter 90% dos pulmões comprometidos. Ele está intubado.
A mãe de Gustavo, Sônia Melo Mendanha, e outros seis tios – cinco do lado materno e um do lado paterno – também foram contaminados pelo coronavírus. A esposa, dois dos três filhos e o prefeito também foram confirmados com a doença.
Política
Gustavo Mendanha, reeleito com 95,18% dos votos válidos em 2020, entrou para a política inspirado pelo pai. Natural de Inhumas (GO), Léo Mendanha fez sua carreira política em Aparecida de Goiânia. Foi secretário de Obras e de Finanças e vereador pela cidade, além de ter sido eleito deputado estadual duas vezes (em 1994 e 1998).
Gustavo foi vereador por dois mandatos na cidade e secretário na Prefeitura de Aparecida de Goiânia quando Maguito Vilela (MDB) era o titular. A ligação próxima entre Léo Mendanha e Maguito, aliás, vinha da época em que o primeiro era deputado e o segundo era governador e, depois, senador. Maguito morreu de Covid em janeiro.