Pontes publica foto da Nasa “para quem acha que a Terra é plana”

Ministro da Ciência e Tecnologia se tornou o único brasileiro a ir ao espaço, em 2006, a bordo de um foguete russo

Marcos PontesMarcelo Camargo/Agência Brasil

atualizado 22/01/2020 9:22

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, publicou fotos da Terra feitas pela Nasa, a agência espacial norte-americana, e provocou aqueles que defendem o terraplanismo.

“Para quem ainda acha que a Terra é plana, veja segunda foto… kkk”, disse o ministro em conta oficial no Twitter, na noite dessa terça-feira (21/01/2020).

Pontes é tenente-coronel da Força Aérea Brasileira (FAB). Formou-se em engenharia aeronáutica no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e se tornou o único brasileiro a ir ao espaço, em 2006, a bordo de um foguete russo.

Em 2018, filiou-se ao PSL, antiga sigla do presidente Jair Bolsonaro, e foi eleito segundo suplente do senador Major Olimpio (PSL-SP).

O terraplanismo já foi tema de publicação do guru da família Bolsonaro, Olavo de Carvalho. Na ocasião, o professor de filosofia on-line não disse que acreditava no fato de a Terra ser plana, mas também não via nada que refutasse essa teoria.

“Não estudei o assunto da Terra plana. Só assisti a uns vídeos de experimentos que mostram a planicidade das superfícies aquáticas, e não consegui encontrar, até agora, nada que os refute”, comentou.

Últimas notícias