Vídeo: em evento lotado, Bolsonaro acena para criança tirar máscara

Presidente cumpre agenda nesta quinta-feira (24/6) no Rio Grande do Norte, onde participa de duas cerimônias locais

atualizado 24/06/2021 15:11

Durante a cerimônia alusiva à visita técnica à Barragem de Oiticica, em Jucurutu, no Rio Grande do Norte, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) acenou para que uma criança retirasse a máscara de proteção contra a Covid-19. O uso da máscara é recomendado, principalmente, em ambientes com muitas pessoas.

A poeta mirim Fábia Larissa Dantas, de 10 anos, se preparava para uma apresentação de boas-vindas ao chefe do Executivo. Com as mãos, Bolsonaro acenou para que a criança retirasse a máscara para recitar a composição. E ela obedeceu.

Veja o vídeo do momento:

Os casos registrados de Covid-19, no estado do Rio Grande do Norte, já passaram de 328 mil, com 6,5 mil mortos. A informação é de quarta-feira (23/6), do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

O presidente, em diversas ocasiões, já se declarou contra o uso da máscara de proteção e questionou sua eficácia. Recentemente, Bolsonaro cobrou um parecer do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para desobrigar o uso de máscaras para quem já foi vacinado ou infectado.

“Enquanto eu for presidente, nós vamos lutar para que o cidadão de bem tenha armas e seja desobrigado a usar máscara, com o parecer do Ministério da Saúde favorável nesse sentido”, afirmou.

Apesar da insistência do chefe do Executivo federal no assunto, especialistas afirmam que, no atual estágio da Covid-19 no Brasil, mesmo após vacinadas, as pessoas precisam usar máscara e evitar aglomerações.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a dispensa dos cuidados básicos, como o uso da máscara, só pode acontecer quando não há mais transmissão comunitária da doença, e isso não depende apenas da vacinação.

Últimas notícias