metropoles.com

Vídeo: com Braga Netto, Bolsonaro desce rampa e fala com apoiadores

Presidente e candidato a vice saíram do Palácio do Planalto para tirar fotos e conversar com eleitores

atualizado

Compartilhar notícia

Flávia Said/Metrópoles
Bolsonaro fala com apoiadores na frente do Palácio do Planalto ao lado de seu candidato a vice-presidente, o general Braga Netto - Metrópoles
1 de 1 Bolsonaro fala com apoiadores na frente do Palácio do Planalto ao lado de seu candidato a vice-presidente, o general Braga Netto - Metrópoles - Foto: Flávia Said/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (PL) interrompeu o expediente da manhã desta quinta-feira (28/7) para cumprimentar apoiadores que se reuniam na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Por volta das 11h20, Bolsonaro desceu a rampa do Planalto com o candidato a vice, o general Walter Braga Netto, também do PL.

A agenda oficial de Bolsonaro listava apenas um compromisso nesta manhã: uma reunião com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, das 10h às 10h30. À tarde, estão previstas outras duas agendas, com o subchefe para Assuntos Jurídicos da Secretaria-Geral da Presidência, Pedro Cesar Sousa, e com o chanceler Carlos França.

Em frente ao Planalto, Bolsonaro e o candidato a vice cumprimentaram eleitores e tiraram fotos. Em determinado momento, Bolsonaro questionou quem era “o mais bonito” e perguntou: “Tu acha que eu escolhi bem o vice ou não? Ele é um cara legal?”.

 

A chapa de Bolsonaro e Braga Netto foi confirmada em convenção partidária no último domingo (24/7), em evento para milhares de pessoas no Rio de Janeiro. Braga Netto foi ministro da Casa Civil (de fevereiro de 2020 a março de 2021) e da Defesa (de março de 2021 a abril de 2022). Na sequência, para driblar a legislação eleitoral, ele foi assessor especial do gabinete pessoal da Presidência da República, até o fim de junho.

Depois que deixou o ministério, Braga Netto mergulhou no núcleo de campanha à reeleição do presidente e se cacifou para ser designado vice.

Desde o início de julho, Braga Netto começou a dar expediente no QG da campanha de Bolsonaro, localizado numa mansão no Lago Sul, área nobre da capital federal. No comitê, o general tem uma sala reservada para ele e conta com quatro assessores – a maioria de origem militar, como ele.

O chefe do Executivo federal sinalizava, desde o fim de 2021, que o atual vice, general Hamilton Mourão, não iria compor a chapa à reeleição. Os dois tiveram uma série de desentendimentos desde o início do mandato, com Bolsonaro chegando a comparar o vice a um cunhado que “atrapalha um pouco, mas tem que aturar”.

Neste ano, Mourão deixou o PRTB e se filiou ao Republicanos para disputar a cadeira do Rio Grande do Sul ao Senado, contando com o apoio de Bolsonaro.

Gasolina

Após um apoiador parabenizar o presidente por medidas relativas ao preço da gasolina, Bolsonaro respondeu: “Começaram a aumentar em um ou outro lugar por aí. Vamos para cima deles, tá certo?”.

Mesmo com redução de 4,92% no valor do combustível vendido às distribuidoras, o custo da gasolina voltou a subir nesta semana. Em alguns postos de gasolina do Distrito Federal, o litro do combustível chegou a R$ 5,29 na quarta-feira (20/7), mas a queda de preços durou poucos dias. Em alguns postos, o litro chega a R$ 6,29.

0

Presidente, governador e senador: veja quem são os pré-candidatos nas Eleições 2022

Compartilhar notícia