metropoles.com

Bolsonaro responde DiCaprio sobre desmatamento: “Você de novo, Léo?”

Ator norte-americano postou mapa com a destruição da floresta nos últimos três anos, segundo dados do próprio governo brasileiro

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Convenção Nacional do Progressistas oficializa apoio à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL)
1 de 1 Convenção Nacional do Progressistas oficializa apoio à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (PL) respondeu o ator norte-americano Leonardo DiCaprio, que usou as redes sociais nessa terça-feira (27/7) para denunciar, em português e em inglês, o desmatamento ilegal na Amazônia brasileira, usando dados do próprio governo brasileiro. “Qual a extensão do desmatamento na Amazônia, um dos lugares mais importantes do planeta para pessoas e vida selvagem?”, questionou o ator em uma postagem no Twitter.

Em resposta, Bolsonaro escreveu, em inglês: “Você de novo, Léo? Assim, você se tornará meu melhor cabo eleitoral, como dizemos no Brasil! Eu poderia dizer a você, novamente, para desistir de seu iate antes de dar uma palestra ao mundo, mas eu conheço os progressistas: você quer mudar o mundo inteiro, mas nunca a si mesmo, então vou deixá-lo fora do gancho”.

O mandatário brasileiro ainda acusou o ator de estar ignorando incêndios na Europa e nos Estados Unidos. “Alguém pode se perguntar se você é obcecado pelo meu país (ou seus recursos) ou se acredita que o Brasil é o único na Terra”, escreveu Bolsonaro.

O presidente ainda disse que o Brasil continuará sendo “a nação que mais preserva” e atacou o trabalho do artista: “Você pode continuar brincando com seus brinquedos de estrelas de Hollywood enquanto fazemos nosso trabalho”.

“Se estiver ao seu alcance, adoraríamos vê-lo parar de espalhar informações erradas. No passado recente, você usou uma imagem de 2003 para falar sobre os incêndios florestais na Amazônia supostamente acontecendo em 2019 e foi exposto, mas eu o perdoei. Então, por favor, vá e não peque mais”, ironizou, citando uma passagem bíblica.

Veja a sequência:

A postagem de DiCaprio traz um vídeo do MapBiomas, iniciativa mantida por várias ONGs que atuam na promoção da proteção à natureza. As imagens mostram o avanço do desmatamento ilegal na Amazônia brasileira nos últimos três anos, com base em dados produzidos pelo próprio governo brasileiro com o sistema Deter, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

A militância do eterno astro de Titanic (1997), que é conhecido por seu ativismo ambiental, costuma ser motivo para protestos do presidente Bolsonaro e de seus aliados. Em maio último, por exemplo, o líder brasileiro disse que é melhor que o ator fique calado em relação a questões climáticas do Brasil.

Compartilhar notícia