metropoles.com

TSE: Arthur Lira e ministro Barroso discutem reforma eleitoral

Presidente e relatora do grupo de trabalho da Câmara que pretende reformar o Código Eleitoral também participaram do encontro

atualizado

Compartilhar notícia

Antonio Augusto/Ascom TSE
Lira_Barroso_TSE
1 de 1 Lira_Barroso_TSE - Foto: Antonio Augusto/Ascom TSE

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), se reuniu, nesta segunda-feira (1°/3), com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, na sede da Corte, para tratar da reforma eleitoral que a Câmara dos Deputados está analisando.

Os deputados Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR) e Margarete Coelho (PP-PI) são presidente e relatora, respectivamente, do grupo de trabalho que pretende reformar o Código Eleitoral e também participaram do encontro.

A Câmara instalou, no último dia 11 de fevereiro, um grupo de trabalho para avaliar e propor estratégias normativas com vistas ao aperfeiçoamento e sistematização da legislação eleitoral e processual eleitoral brasileira.

O grupo terá 90 dias para concluir os trabalhos, prazo que poderá ser prorrogado por mais 90 dias.

0

Durante a campanha pela presidência da Câmara, Lira já havia sinalizado a intenção de reformra a legislação eleitoral. O deputado chegou a criticar as decisões divergentes de Tribunais Regionais Eleitorais dos estados sobre o mesmo assunto.

PEC da imunidade

Margarete Coelho é também relatora da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 3/21, que cria novas regras para a imunidade e a prisão de parlamentares. Após críticas por causa da tramitação relâmpago, Lira recuou e enviou a proposta para uma comissão especial.

Apresentada na última terça-feira (23/2), a PEC teve a admissibilidade votada no plenário na quarta-feira (24/2) e já teria o mérito votado na quinta-feira (25/2), o que não ocorreu por causa das obstruções. Adiada para sexta-feira (26/2), também não houve consenso.

Barroso é relator de um mandado de segurança sobre a tramitação da PEC no Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro negou suspender a tramitação, mas sugere aperfeiçoamento da proposta.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?