Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Política

"Terei de instalar comissão do abuso de autoridade", afirma Maia

Segundo o presidente da Câmara dos Deputados, o processo de instalação deve durar duas ou três semanas para ser concluído

11/05/2017 13:10
Daniel Ferreira/Metrópoles
“Terei de instalar comissão do abuso de autoridade”, afirma Maia

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta quinta-feira (11/5) que não tem alternativa, senão instalar comissão especial na Casa para analisar o projeto que trata da revisão da lei de abuso de autoridade. O texto abrange juízes e integrantes do Ministério Público. Segundo o deputado, o processo de instalação deve durar duas ou três semanas para ser concluído.

“Vou ter de instalar a comissão, né. Não tenho muita alternativa Vou ver o melhor momento”, afirmou Maia em entrevista ao chegar à Câmara, após reunião com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Carmen Lúcia, e o ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato na Corte.

“A princípio, a ideia é que possamos começar esse debate com calma, sem pressa”, acrescentou o parlamentar fluminense. O projeto de abuso de autoridade foi aprovado pelo plenário do Senado em 26 de abril e enviado para a Câmara, onde está parado desde então.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Maia disse que o abuso de autoridade e o fim do foro privilegiado são temas fundamentais para serem tratados pelo Congresso Nacional, mas que, na avaliação dele, “talvez não seja o momento” adequado para votá-los. Para o presidente da Câmara, há dois pesos e duas medidas nas discussões sobre o projeto.

“Da mesma forma que aprovar uma lei de abuso pode parecer vontade de acabar com a Lava Jato, nesse momento de criminalização da política, modificar o foro pode gerar ambiente de caça às bruxas muito grande. Se há legitimidade para um, há para o outro”, disse.