Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Política

Tebet pede "punição exemplar" a extremistas que invadiram Esplanada

Ministra do Planejamento, Tebet cobrou responsabilização dos líderes políticos coniventes com os atos de vandalismo deste domingo (8/1)

08/01/2023 17:23
Compartilhar notícia
Hugo Barreto/Metrópoles
A cerimônia de posse da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, realizada no Salão Nobre do Palácio do Planalto. Na foto, a ministra aparece diante de bandeiras do Brasil - Metrópoles

A ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), pediu uma “punição exemplar” aos extremistas bolsonaristas que invadiram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF) em Brasília, neste domingo (8/1). Nas redes sociais, Tebet também pediu a responsabilização dos líderes políticos coniventes com a invasão.

“A atitude criminosa e radical de golpistas, ao afrontarem os poderes, invadindo o Congresso Nacional e vandalizando o STF e o Planalto, precisa de punição exemplar. Os líderes políticos coniventes, bem como os financiadores dessa ação, devem ser responsabilizados com rigor”, escreveu Tebet.

A ministra emendou que a “Constituição Federal dá respaldo aos nossos Ministros da Justiça e da Defesa no uso de todos os meios rigorosos  legítimos para a defesa da ordem, da sociedade e da democracia”.

Veja:

Invasão

Aos gritos de “faxina geral” e ao som do Hino Nacional, bolsonaristas ocuparam a Esplanada dos Ministérios, na tarde deste domingo (8/1), em protesto contra a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições 2022.

Tebet pede “punição exemplar” a extremistas que invadiram Esplanada - destaque galeria
11 imagens
Manifestantes declaram que o objetivo é invadir o Congresso
Policiais militares não conseguiram impedir as invasões
Bolsonaristas furam bloqueios na Esplanada e invadem o Congresso Nacional
As forças de segurança tinham isolado a área. Os manifestantes só poderiam ir até as bandeiras em frente ao Congresso. Mas os terroristas romperam a barreira
Bolsonaristas na Praça dos Três Poderes
Bolsonaristas quebram bloqueio na Esplanada e sobem rampa do Congresso
1 de 11

Bolsonaristas quebram bloqueio na Esplanada e sobem rampa do Congresso

Marcus Rodrigues/Metrópoles
Manifestantes declaram que o objetivo é invadir o Congresso
2 de 11

Manifestantes declaram que o objetivo é invadir o Congresso

Reprodução
Policiais militares não conseguiram impedir as invasões
3 de 11

Policiais militares não conseguiram impedir as invasões

Marcus Rodrigues/Metrópoles
Bolsonaristas furam bloqueios na Esplanada e invadem o Congresso Nacional
4 de 11

Bolsonaristas furam bloqueios na Esplanada e invadem o Congresso Nacional

Marcus Rodrigues/Metrópoles
As forças de segurança tinham isolado a área. Os manifestantes só poderiam ir até as bandeiras em frente ao Congresso. Mas os terroristas romperam a barreira
5 de 11

As forças de segurança tinham isolado a área. Os manifestantes só poderiam ir até as bandeiras em frente ao Congresso. Mas os terroristas romperam a barreira

Bolsonaristas na Praça dos Três Poderes
6 de 11

Bolsonaristas na Praça dos Três Poderes

Marcus Rodrigues/Metrópoles
Bolsonaristas na Praça dos Três Poderes
7 de 11

Bolsonaristas na Praça dos Três Poderes

Marcus Rodrigues/Metrópoles
Bolsonaristas caminhando em direção à Esplanada
8 de 11

Bolsonaristas caminhando em direção à Esplanada

Bolsonaristas caminhando em direção à Esplanada
9 de 11

Bolsonaristas caminhando em direção à Esplanada

Bolsonaristas caminhando em direção à Esplanada
10 de 11

Bolsonaristas caminhando em direção à Esplanada

Bolsonaristas caminhando em direção à Esplanada
11 de 11

Bolsonaristas caminhando em direção à Esplanada

Por volta das 14h40, extremistas invadiram o Congresso Nacional sob uma chuva de bombas de gás lacrimogênio. Em seguida, conseguiram passar pelas barricadas da Polícia Militar do Distrito Federal e entrar no Palácio do Planalto, sede da Presidência da República.

O último alvo dos manifestantes extremistas foi o Supremo Tribunal Federal (STF). O prédio do órgão do Judiciário foi invadido por volta das 15h45.

“Deus está do nosso lado e vai jogar todo o gás pra eles de volta”, disse um dos manifestantes enquanto tentava invadir a Corte. “A polícia está com nós. A PM liberou para gente ficar aqui”, afirmou um bolsonarista.