metropoles.com

TCU prepara nota para desmentir Bolsonaro sobre mortes por Covid

Presidente afirmou nesta segunda-feira (7/6) que um relatório do Tribunal de Contas apontaria 50% menos mortes por Covid em 2020

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
bolsonaronotcu1
1 de 1 bolsonaronotcu1 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O Tribunal de Contas da União (TCU) prepara uma nota para desmentir a fala do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de que a Corte de contas teria um relatório questionando o número de mortes por Covid-19 em 2020. Segundo Bolsonaro, o documento aponta que os óbitos teriam sido cerca de metade do registrado.

A nota rebatendo a declaração do mandatário está sob alçada do relator no TCU de assuntos relativos à epidemia do novo coronavírus, o ministro Benjamin Zymler. O texto deve ser divulgada ainda nesta segunda-feira (7/6), segundo a assessoria de imprensa do órgão.

Em conversa com apoiadores esta manhã, na saída do Palácio da Alvorada, o presidente da República afirmou:

“Olha, em primeira mão aqui para vocês: não é meu, é do tal do Tribunal de Contas da União, questionando o número de óbitos o ano passado por Covid. E ali, o relatório final não é conclusivo, mas em torno de 50% dos óbitos por Covid no ano passado não foram por Covid, segundo o Tribunal de Contas da União. Não é meu, não.”

De acordo com a colunista Monica Bergamo, da Folha de S.Paulo, o relatório citado aponta que os números de óbitos em registros cartoriais mostram que entre 2019 e 2020 o registro total de mortes por doenças no aparelho respiratório aumentou em 157.976 e por doenças cardiovasculares em 175.009.

Esses números indicam que o vírus aumentou o número de óbitos no Brasil provocados também por outras doenças.

No ano passado, o país registrou 194.949 vítimas da doença, número que já foi ultrapassado em 2021. No total, o país contabiliza 473.404 óbitos pela doença desde o início da pandemia.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?