metropoles.com

Servidor: Alcolumbre exclui professores de congelamento salarial

Presidente do Senado recuou de relatório e incluiu profissionais da Educação na lista de servidores que podem ter reajuste

atualizado

Compartilhar notícia

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), recuou do parecer que havia apresentado na tarde desta quarta-feira (06/05) e incluiu, entre as categorias imunes à proibição de reajustes salariais durante a pandemia do novo coronavírus, os profissionais da educação. O anúncio foi feito durante a sessão deliberativa da Casa.

“Acatamos segurança, saúde, assistência e limpeza urbana, no entanto, entendemos ser essencial, na importância devota aos professores e à educação pública, e pedindo o apoio e vossas excelências, quero incluir trabalhadores da educação”, afirmou ele.

Se a proposta passar, estados e municípios poderão, mesmo recebendo auxílio federal, conceder reajustes a estas categorias. Pelo texto aprovado pelo Senado no último sábado (02/05), a exceção à regra valia apenas para servidores que atuassem nas linhas de frente do combate à doença: os da saúde e da segurança pública.

Nessa terça-feira (05/05), Alcolumbre havia dito que restabeleceria o texto do Senado, mas manteve também agentes socioeducativos, técnicos e peritos criminais, profissionais de limpeza urbana e assistência social da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. O presidente do Senado só retirou policiais legislativos da proposta.

Todas estas categorias foram incluídas, na Câmara, pelo relator da matéria, Pedro Paulo (DEM-RJ).

Se o parecer de Alcolumbre passar pelo Senado, estas categorias ficaram imunes às limitações de reajustes, válidas por 18 meses, até o fim do ano que vem. A medida foi incluída no texto como contrapartida ao auxílio financeiro do governo federal.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações