Senador quer memorial em homenagem às vítimas da Covid-19

Bancada do PT no Senado apresentou projeto para viabilizar a criação do memorial para lembrar os brasileiros mortos pela doença

atualizado 24/06/2021 14:05

Senador Humberto CostaRafaela Felicciano/Metrópoles

A bancada do PT no Senado Federal apresentou, nesta quinta-feira (24/6), um projeto de lei para viabilizar a construção de um memorial em homenagem aos brasileiros mortos pela Covid-19. A informação foi divulgada pelo senador Humberto Costa (PE).

Segundo Costa, o projeto foi levado à cúpula da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid. O senador disse ter sugerido ao presidente Omar Aziz (PSD-AM) para que o colegiado assuma a proposta.

Nesta quinta, o colegiado promove uma audiência pública com especialistas para discutir o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus no Brasil. No encontro, a diretora-executiva da Anistia Internacional, Jurema Werneck, recomendou a criação do memorial e de um plano de responsabilização e reparação das vítimas.

“São mais de meio milhão de mortos e a gente precisa viver como coletividade, brasileiros, viver os rituais, processos de lutos. Não temos tempo para chorar os nossos mortos”, disse.

Ela defendeu também um plano de responsabilização e reparação. “Responsabilização daqueles que deixaram de fazer o que era necessário, daqueles que deixaram de cumprir o seu dever e também de reparação individual às famílias e coletiva. A sociedade precisa encontrar forma de reparar os danos causados pelo descontrole da pandemia”, acrescentou.

A diretora executiva da Anistia Internacional sugeriu que o Legislativo lidere uma frente nacional de combate à Covid-19, com os demais poderes e sociedade civil, e frisou a importância de fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) para lidar com futuros desafios epidemiológicos. “Outras epidemias virão”, afirmou.

Últimas notícias