metropoles.com

Senado derruba emenda do Fundeb que passava R$ 12,8 bi a escolas religiosas

Se fosse aprovada, a emenda permitiria o repasse de parte dos recursos da rede pública de ensino para instituições de ensino religioso

atualizado

Compartilhar notícia

O Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (15/12), o projeto de lei (PL) que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Os parlamentares, porém, rejeitaram as mudanças propostas pela Câmara dos Deputados.

O texto, agora, volta para apreciação na Câmara. Entre as mudanças propostas pelos deputados federais, estava a inclusão de uma emenda que previa a transferência de recursos do Fundeb para escolas religiosas.

Se fosse aprovada, a emenda permitiria o repasse de R$ 12,8 bilhões da rede pública de ensino para instituições de ensino confessionais, comunitárias e filantrópicas. A alteração no texto, contudo, foi derrubada pelo Senado, que votou o texto original da matéria.

O deputado federal Felipe Rigoni (PSB-ES) também havia proposto convênios com o Sistema S, reinserido o Custo Aluno Qualidade (CAQ), parâmetro de financiamento já previsto no Plano Nacional de Educação (PNE), e devolveu a eleição de diretores.

O Fundeb financia a educação básica pública, e é composto de 20% da receita de oito impostos estaduais e municipais e valores transferidos de impostos federais. O projeto destina 70% do fundo para a remuneração de profissionais da educação.

0

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?