metropoles.com

Senado cobra esclarecimentos “urgentes” de Queiroga sobre Copa América

Senadores querem estudos técnicos que justifiquem e atestem a segurança da realização do torneio mesmo com a pandemia

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Presidente Jair Bolsonaro e o Ministro Marcelo Queiroga durante evento de Assinatura do contrato de transferência de tecnologia da AstraZeneca para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Brasília.
1 de 1 Presidente Jair Bolsonaro e o Ministro Marcelo Queiroga durante evento de Assinatura do contrato de transferência de tecnologia da AstraZeneca para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Brasília. - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A Comissão Temporária Covid-19 do Senado Federal aprovou, nesta segunda-feira (7/6), um requerimento para cobrar do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informações sobre o posicionamento da pasta a respeito da realização da Copa América no Brasil.

De autoria da senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), o texto pede que o ministério forneça um estudo técnico que justifique a realização do evento, mesmo diante do agravamento da pandemia, além dos protocolos sanitários que serão exigidos aos organizadores do torneio.

A parlamentar pede, ainda, que a pasta forneça: dados sobre a ocupação de leitos de unidades de terapia intensiva (UTIs) por unidade da federação; informações sobre novas cepas e variantes do vírus identificadas no país; documentos que apontem possível terceira onda de casos e um levantamento sobre potenciais riscos de contaminações decorrentes da realização do evento esportivo.

Eliziane Gama justifica que os esclarecimentos são “urgentes” e que “a decisão de anuir com esse evento vai totalmente na contramão da ciência e dos alertas feitos pelo ministro Marcelo Queiroga”.

REQ 075/21 CT-Covid19 by Metropoles on Scribd

“Não vejo risco adicional”

Mais cedo, o ministro disse que “não vê risco adicional” ao Brasil com a realização da Copa América durante a pandemia de Covid-19. Ele justificou que outros campeonatos esportivos ocorrem normalmente no país e declarou que “não houve sequer um caso de contaminação em campo”.

O ministro também citou os jogos eliminatórios da Copa do Mundo, partidas da Copa Sul-Americana, da Libertadores e dos Jogos Pan-Americanos de Atletismo como exemplo de segurança sanitária.

“As pessoas estão entrando no Brasil seguindo as regras de entrada no país, com exames RT-qPCR, de tal maneira que, com o controle sanitário adequado, eu não vejo um risco adicional em função dessa competição”, afirmou.

Queiroga disse que a prática de esportes “não está proibida no Brasil”. Para o cardiologista, cabe ao Ministério da Saúde verificar os protocolos de segurança.

“Temos que reforçá-los [protocolos] para que não haja um risco adicional para os atletas, a comissão técnica e todos que participarem do evento. Os estados que aceitaram fazer essa competição também participam dessa ação”, disse.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?