metropoles.com

Reprovação de Bolsonaro sobe para 38%, segundo Datafolha

O Nordeste foi a região que mais aumentou o índice de rejeição no último levantamento. A aprovação ficou em 29%

atualizado

Compartilhar notícia

Andre Borges/Especial para o Metrópoles
Presidente Jair Bolsonaro no palacio da Alvorada
1 de 1 Presidente Jair Bolsonaro no palacio da Alvorada - Foto: Andre Borges/Especial para o Metrópoles

A reprovação do presidente Jair Bolsonaro (PSL) entre os brasileiros chegou a 38% neste mês de acordo com pesquisa Datafolha, publicada pelo jornal Folha de S.Paulo nesta segunda-feira (02/09/2019). Em julho, a proporção daqueles que desaprovavam o chefe do Executivo era de 33%.

Enquanto isso, a aprovação de Bolsonaro caiu dentro da margem de erro da pesquisa. Segundo o levantamento, passou de 33% em julho para 29% neste mês. A avaliação regular ficou estável: saiu de 31% para 30%.

Na última pesquisa, os brasileiros se dividiam em três partes iguais entre aqueles que consideravam o presidente ótimo ou bom, regular e ruim ou péssimo. O Nordeste foi a região que mais subiu o índice de rejeição no último levantamento. O número daqueles que desaprovam Bolsonaro aumentou de 41% em julho para 52% agora.

A região Sul, considerada um reduto bolsonarista, também teve um aumento entre aqueles que consideram o governo ruim ou péssimo: saiu de 25% para 31% neste mês. Outra perda considerável de apoio está entre a população mais rica, com renda mensal acima de 10 salários mínimos. A aprovação de Bolsonaro despencou de 52% para 37% neste mês.

A pior avaliação do presidente fica entre a classe com renda mais baixa, que ganha até dois salários mínimos. Entre esse grupo, 22% aprovam Bolsonaro.

O índice de desconfiança no chefe do Executivo ficou em 44% segundo o Datafolha. Já 36% confiam eventualmente e 19%, sempre. Entre aqueles que acreditam que Bolsonaro não se comporta conforme o cargo, o número subiu de 25% para 32%.

Bolsonaro, no entanto, apresenta bom desempenho entre aqueles que votaram nele no segundo turno das Eleições 2018. Ao todo, 57% desse grupo avalia o presidente como ótimo ou bom.

Os dados da pesquisa mostram que Bolsonaro continua como o presidente mais mal avaliado no primeiro mandato, levando em conta os governos de Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.

O Datafolha ouviu 2.878 pessoas com mais de 16 anos em 175 municípios brasileiros.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?