metropoles.com

Renan Calheiros sobre comando do Senado: “Não defini se sou candidato”

Emedebista e o presidente eleito, Jair Bolsonaro, divergem em diversos temas. Um dos mais espinhosos é o fim do Estatuto do Desarmamento

atualizado

Compartilhar notícia

Antonio Cruz/Agência Brasil
renannnn
1 de 1 renannnn - Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Visto como um dos principais articuladores do Congresso Nacional, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) diz não ter decidido se será candidato à Presidência do Senado no ano que vem. O emedebista, que comandou a Casa por três ocasiões, foi questionado nesta terça-feira (6/11) sobre a relação que teria com o presidente da República eleito, Jair Bolsonaro (PSL).

Renan e o militar divergem em diversos assuntos. Um dos mais espinhosos é o fim do Estatuto do Desarmamento. O alagoano foi um dos mentores do texto em rigor desde 2003.

“Ainda não defini se sou candidato. Defendo o desarmamento porque defendo ao Brasil uma cultura de paz. Mas há muita confusão em relação ao que houve naquele período que nós avançamos em relação a isso. Eu fui o relator de uma lei que proibiu a venda de armas no Brasil. Depois que aprovei, tive a oportunidade de fazer um referendo, de chamar a sociedade”, disse o senador.

O projeto de lei que revoga o Estatuto do Desarmamento está pronto para ir à análise do plenário da Câmara. No entanto, a deliberação da proposta deve ficar apenas para o ano que vem, com a formação de um novo Congresso Nacional.

Nesta terça, Renan Calheiros participou da sessão solene sobre os 30 anos da Constituição Federal. O presidente Michel Temer e Bolsonaro participaram do evento no plenário da Câmara.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?