metropoles.com

Regulamentação do lobby é “extremamente necessária”, diz Mello

O ministro do Supremo defendeu a regulamentação da atividade lobista e citou vários países em que a atividade é legalizada

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
Ministro Celso de Mello no plenário do STF
1 de 1 Ministro Celso de Mello no plenário do STF - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Decano do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Celso de Mello disse nesta quinta-feira (22/9) que a regulamentação da atividade de lobby é uma “medida extremamente necessária” no Brasil. O Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle divulgou o resultado das reuniões do grupo de trabalho criado para propor mudanças à regulamentação do lobby.

“Vejo que a regulamentação legislativa da atividade de lobby representa uma medida extremamente legítima, necessária porque permite que o desempenho desse ofício se faça à luz do sol de maneira transparente”, comentou Celso de Mello.

“A Constituição da República é muito clara ao estabelecer a liberdade de ofício ou a liberdade de profissão, essa é uma cláusula que vem desde a República”, completou o ministro.

Celso de Mello destacou que a prática do lobby já foi regulamentada em vários países, entre eles os Estados Unidos, com a imposição de limitações e sanções para aqueles que eventualmente exercerem de maneira abusiva a atividade.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?