metropoles.com

PT declara apoio a Maduro e é criticado por Bolsonaro no Twitter

Segundo a presidente da sigla, Gleisi Hoffmann, “não compete ao Brasil nem a outros países decidir quem deve ou não governar a Venezuela”

atualizado

Compartilhar notícia

Eduardo Matysiak/Divulgação
gleisi hoffmann
1 de 1 gleisi hoffmann - Foto: Eduardo Matysiak/Divulgação

O PT emitiu nota em seu site oficial defendendo o governo de Nicolás Maduro na Venezuela e criticando o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PSL) e do presidente americano, Donald Trump, ao líder oposicionista e autodeclarado presidente encarregado, Juan Guaidó.

“Não compete ao Brasil nem a outros países decidir quem deve ou não governar a Venezuela, que tem um presidente eleito pela maioria da população”, diz a nota assinada pela presidente do partido, senadora Gleisi Hoffmann.

A sigla comparou a atitude de Trump e Bolsonaro aos golpes de Estado ocorridos no século passado, na América Latina, remetendo a “ditaduras que se estabeleceram no continente sob o pretexto de ‘defender a democracia'” durante o período da Guerra Fria. “E sempre de acordo com os interesses dos Estados Unidos”, salienta a nota.

Na sequência, o documento critica a condução da política externa do governo brasileiro e acusa Jair Bolsonaro de estar esvaziando organismos políticos regionais como a Unasul e o Mercosul.

O PT anunciou ainda pelo Twitter uma reunião extraordinária do Foro de São Paulo “para apoiar Maduro”. A iniciativa atraiu a atenção de Bolsonaro, que comentou a postagem petista, também pela rede social: “Foro de SP consiste no grupo de países e grupos ideologicamente alinhados usando o dinheiro dos cidadãos para a manutenção de seus companheiros no poder”.

Na sequência, ele comemorou a derrocada de líderes e partidos ligados ao Foro: “A economia e sociedade destes comungados foram deflagrados!”. No tuíte seguinte, Bolsonaro provocou: “E ainda dizem que o Foro nunca existiu…”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?