metropoles.com

Podemos repudia novo Código Eleitoral: “Tentativa clara de atingir Moro”

Texto entregue à Câmara dos Deputados impede a candidatura de magistrados e membros do MP que tenham saído do cargo há menos de 5 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
Sergio Moro STF decisao judicial
1 de 1 Sergio Moro STF decisao judicial - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Após a deputada Margarete Coelho (PP-PI) apresentar à Câmara dos Deputados a nova proposta de Código Eleitoral, o Podemos divulgou uma nota de repúdio contra o dispositivo que impede candidatura de magistrados e membros do Ministério Público que tenham se afastado do cargo há menos de 5 anos. Segundo a legenda, a medida tem como objetivo atingir o ex-juiz federal e ex-ministro do governo Jair Bolsonaro Sergio Moro.

“O Podemos repudia a manobra na legislação eleitoral na Câmara, a toque de caixa, para aprovar um dispositivo que iguala juízes, magistrados e policiais aos fichas sujas. Alterar o Código Eleitoral, estabelecendo uma quarentena de 5 anos, é tentativa clara de atingir Moro, cuja candidatura não passa, por enquanto, de um desejo dos brasileiros e de partidos políticos”, diz a nota.

A proposta ainda precisa ser votada pela Câmara e pelo Senado antes de entrar em vigor. Caso isso aconteça, Sergio Moro e outros ex-integrantes da Lava Jato não poderão disputar as eleições de 2022.

“Não vamos permitir que aqueles que afrouxam as leis anticorrupção avancem com esse projeto casuístico, inconstitucional e antidemocrático”, diz o comunicado do Podemos.

E finaliza: “Cadê a democracia se o povo não pode escolher livremente? Democracia significa que o poder emana do povo. Lutaremos para que essa matéria não seja aprovada”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?