metropoles.com

Planalto divulga reunião para vacina nacional após anúncio da Butanvac

Nesta sexta, Instituto Butantan anunciou criação de imunizante contra a Covid-19 produzido 100% no Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Vacina sendo preparada para aplicação em Goiânia
1 de 1 Vacina sendo preparada para aplicação em Goiânia - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O Palácio do Planalto divulgou, na tarde desta sexta-feira (26/3), que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, estão reunidos para tratar de uma vacina 100% brasileira.

A informação foi distribuída à imprensa horas após o Instituto Butantan, ligado ao governo de São Paulo, anunciar a criação da Butanvac, imunizante contra a Covid-19 produzido no Brasil.

O instituto afirmou que, ainda nesta sexta, pedirá autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que os estudos clínicos em voluntários sejam iniciados.

“Protocolaremos esse material ainda hoje e vamos dialogar intensamente com a Anvisa para que ela perceba a importância da autorização do início desses estudos clínicos o mais rapidamente possível, para que possamos em um mês e meio, dois meses e meio, terminar essa fase de avaliação clínica e iniciar a produção”, afirmou o diretor do Butantan, Dimas Covas.

A expectativa é de que, assim que a Anvisa dê aval ao imunizante, os testes comecem já em abril, com aplicação na população a partir de julho.

A Butanvac foi desenvolvida pelo instituto, que lidera um consórcio internacional do qual é o principal produtor — 85% da capacidade total de fornecimento da vacina, se ela funcionar, sairão do órgão do governo paulista.

O Instituto Butantan também é o maior produtor de vacinas do país e já fornece a Coronavac, vacina desenvolvida em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.

Pazuello já havia citado produção nacional

Em 10 de março, o então ministro da Saúde Eduardo Pazuello afirmou que a produção de um imunizante totalmente nacional deve ocorrer ainda no primeiro semestre deste ano.

“A notícia boa também é que dentro da encomenda tecnológica pela Fiocruz, da AstraZeneca, a produção dos insumos farmacológicos, os IFA, já acontecerão ao final do primeiro semestre”, afirmou o general.

Leia a íntegra da nota

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, participam, nesta sexta-feira (26), às 14h30, de reunião sobre vacina brasileira. O encontro, organizado pela Casa Civil, acontece no Palácio do Planalto. A reunião é fechada à imprensa, com possibilidade de realização de quebra-queixo, no térreo, após a sua finalização.

Secretaria Especial de Comunicação (Secom/MCom)

Compartilhar notícia