metropoles.com

Planalto destaca entrega “exitosa” de ajuda humanitária à Venezuela

Conforme nota divulgada neste sábado, alimentos e remédios encaminhados para a fronteira, em Roraima, chegaram ao território vizinho

atualizado

Compartilhar notícia

Agência Brasil/Divulgação
avião ajuda humanitária Venezuela
1 de 1 avião ajuda humanitária Venezuela - Foto: Agência Brasil/Divulgação

Em nota divulgada na tarde deste sábado (23/2), a Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República destacou como “exitosa” a operação realizada pelo governo brasileiro para recolher mantimentos pelo país (foto em destaque) e levá-los à Venezuela.

Havia risco de os produtos não entrarem, uma vez que, por decisão do presidente Nicolás Maduro, as fronteiras da Venezuela com o Brasil e com a Colômbia foram fechadas nessa sexta (22). Na manhã deste sábado, a Polícia Nacional Bolivariana chegou a incendiar os primeiros três caminhões com ajuda humanitária que saíram da Colômbia para Ureña, cidade do estado venezuelano de Táchira.

Veja vídeo:

“A respeito da ajuda humanitária oferecida pelo Brasil ao povo da Venezuela, a Presidência da República informa que a participação do governo brasileiro foi exitosa em reunir e transportar as doações até o destino de distribuição”, diz trecho da nota. “Os dois primeiros caminhões enviados pelo Brasil cruzaram a fronteira, adentrando o país vizinho, sem incidentes na travessia”, destacou o texto.

Alimentos não perecíveis, como arroz, açúcar e sal, e kits de primeiros socorros faziam parte dos mantimentos encaminhados para o pronto atendimento dos venezuelanos. Segundo a Secom, teve início na tarde deste sábado a segunda fase da operação, que consiste na logística para a entrega dos produtos antes armazenados em Boa Vista (RR).

“O sucesso em rapidamente mobilizar e disponibilizar alimentos e medicamentos somente foi possível com o envolvimento de diversos órgãos do governo federal e com a colaboração da população, tanto brasileira quanto venezuelana”, ressaltou a Presidência da República.

Ainda conforme a nota, o Ministério da Defesa ampliou as capacidades da Operação Acolhida, realizada a um mês para receber, em território brasileiro, venezuelanos que saíram de seu país natal para fugir da crise. A equipe médica envolvida na ofensiva será triplicada. Também haverá ampliação do “potencial logístico” e do “sistema de evacuação médica, por meio, da disponibilização de novas ambulâncias equipadas”.

O texto informa ainda que o chanceler Ernesto Araújo foi pessoalmente para Pacaraima, fronteira entre Brasil e Venezuela, para acompanhar a entrada dos caminhões e alimentos em território venezuelano. “O governo brasileiro confia na solução da questão, certo de que os líderes daquele país terão a sensibilidade de atenuar as condições de vulnerabilidade as quais estão submetidos nossos irmãos venezuelanos”, concluiu a Secom.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?