metropoles.com

Paulo Maluf cumprirá pena na Papuda

Decisão é do TJDFT, que determinou à direção do presídio garantir assistência médica ao político de 86 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
Votação na Câmara dos Deputados do impeachment ao afastamento da presidenta Dilma Rousseff – Brasília – DF 17/04/2016
1 de 1 Votação na Câmara dos Deputados do impeachment ao afastamento da presidenta Dilma Rousseff – Brasília – DF 17/04/2016 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

A Justiça decidiu que o deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) seja transferido para o Complexo Penitenciário da Papuda. A decisão assinada pelo juiz Bruno Aielo Macacari, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), determina o imediato “recambiamento do sentenciado para esta capital federal, devendo ele permanecer nas dependências da Polícia Federal enquanto não ultimada a providência”.

A permanência na PF é, portanto, provisória. Ele ficará no local enquanto as autoridades são notificadas para abrigar o ex-prefeito de São Paulo na Papuda. A determinação é que Maluf, de 86 anos, cumpra sentença no Bloco V, ala B, do Centro de Detenção Provisória do complexo penitenciário, local destinado aos presos idosos e vulneráveis. A mesma ala abriga o também deputado federal Celso Jacob (PMDB-RJ) e o ex-senador e empresário Luiz Estevão.

Até terça (19/12), o operador financeiro Lúcio Funaro também estava no setor – ele saiu para prisão domiciliar e é monitorado por câmaras de segurança. Outro ex-detento da ala dos vulneráveis é o ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, condenado no Mensalão e que agora está no regime semiaberto.

Cuidados médicos
Na decisão, o TJDFT deu prazo de 48 horas para que a direção do Centro de Detenção Provisória da Papuda informe se dispõe de condições para prestar assistência médica ao político, que já teve um câncer de próstata e, segundo segundo a defesa do ex-prefeito, passou por recentes sessões de quimioterapia.

Maluf foi condenado a 7 anos, 9 meses e 10 dias de prisão por lavagem de dinheiro. Na terça-feira (19), o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, determinou que a sentença fosse cumprida imediatamente e em regime fechado. O deputado entregou-se nesta quarta (20) à PF.

Procurado pela reportagem, o advogado de Maluf, Antônio Carlos de Almeida Castro, elogiou a transferência de seu cliente para Brasília, onde o político também tem residência, por ser parlamentar. “Consideramos a decisão positiva pois o Bloco V tem condições razoáveis e é melhor do que o sistema prisional de São Paulo. Ele estará bem alojado até a definição da prisão domiciliar”, completou.

A defesa, no entanto, entrou com uma petição no STF, nesta quarta-feira, solicitando que Paulo Maluf possa recorrer da sentença em liberdade. Para o advogado, como o deputado foi condenado pela 1ª Turma da Corte, mas ainda há pendência de embargos infringentes na ação penal, Edson Fachin não poderia determinar a prisão.

 

Abaixo, o despacho do TJDFT:

Paulo Maluf by Metropoles on Scribd


Confira o pedido apresentado à Justiça pela defesa de Paulo Maluf:

Petição protocolada junto ao Juiz da VEP by Metropoles on Scribd

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?