metropoles.com

Parecer sobre denúncia contra Temer é lido em plenário da Câmara

Procedimento é necessário para trâmite de processo. Apreciação de peça acusatória está prevista para esta quarta (25/10)

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Feliciano/Metrópoles
leitura
1 de 1 leitura - Foto: Rafaela Feliciano/Metrópoles

Parte do rito necessário para a votação da denúncia contra Michel Temer (PMDB) e os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria Geral) na Câmara dos Deputados, a leitura do parecer do relator do caso na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa foi realizada no início da tarde desta terça-feira (24/10). A previsão é que a apreciação da peça acusatória enviada pela Procuradoria-Geral da República seja realizada nesta quarta (25).

A leitura do documento teve início pontualmente às 14 horas. O procedimento ficou a cargo da segunda- secretária da mesa diretora da Casa, deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO), a mesma responsável pela leitura da denúncia enviada pela PGR, em 29 de setembro. Na ocasião, o trâmite durou mais de cinco horas.

Em meio às articulações políticas de base e oposição para a votação desta quarta, a leitura do parecer foi acompanhada por apenas seis parlamentares. No mesmo horário, lideranças partidárias se reuniam para traçar estratégias para a análise da denúncia contra o presidente. O relatório de Bonifácio de Andrada solicitando o arquivamento do processo foi aprovado na CCJ por um placar de 36 votos a 29.

Com a conclusão da leitura do parecer, a denúncia avança nas etapas necessárias para o seu desfecho na Câmara dos Deputados. O Palácio do Planalto tem pressa e deseja encerrar a votação nesta quarta (25). A oposição, por outro lado, já anunciou que deverá obstruir o início da sessão, orientando deputados a não registrarem presença em plenário. São necessários 342 dos 513 deputados para que o procedimento seja aberto.

Trâmite
Para ser aceita, a denúncia precisa ter o voto de 342 deputados. Nesse caso, ela volta para o Supremo Tribunal Federal (STF), que também terá de julgar se aceita ou não a acusação apresentada. Se acatada pela Corte, Temer é afastado do cargo por até 180 dias para ser processado pelo STF. Nesse período, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), assume o comando do país.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?