metropoles.com

“O impedimento de Lula é uma infâmia”, afirma José Dirceu

Ex-ministro petista criticou a Lei da Ficha Limpa durante lançamento de livro de memórias em Brasília. Segundo ele, PT “mudou” e “aprendeu”

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
dirceu coletiva
1 de 1 dirceu coletiva - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O ex-ministro da Casa Civil do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), José Dirceu, criticou nesta quarta-feira (29/8) a Lei da Ficha Limpa. Dirceu também defendeu a candidatura de Lula, preso em Curitiba desde abril deste ano por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

“O impedimento de Lula é uma infâmia. (…) Temos que reavaliar a Ficha Limpa. Ela é uma das decisões que o Brasil deve rever. Cabe ao cidadão definir quem tem o direito de ser eleito e exercer um cargo eletivo”, afirmou. “O impacto do mensalão e da Lava Jato foi grande, mas o PT mudou. O partido pagou um preço caro, mas aprendeu”, completou.

Dirceu foi preso na 17ª fase da operação Lava Jato e, posteriormente, condenado a 30 anos e 9 meses de prisão, por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa. No mês passado, a 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu a execução da pena e o liberou da prisão.

As declarações do ex-ministro ocorreram em entrevista à imprensa em Brasília sobre o livro “Zé Dirceu: Memórias – Volume 1”. Ele fará uma “caravana democrática” por 20 cidades para promover a publicação. No roteiro, estão previstos debates e sessões de autógrafos. A incursão começa pelo Rio de Janeiro, em 4 de setembro. O ponto final será Belém (PA), em 3 de outubro.

Caso se confirme o indeferimento da candidatura de Lula pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o vice, Fernando Haddad, assume a cabeça de chapa petista. O julgamento na Corte deve ocorrer no início de setembro. Para Dirceu, o PT conseguirá transferir os votos de Lula para o ex-prefeito paulistano. O petista reafirmou no evento sua aposta no ex-prefeito de São Paulo, como declarou nesta terça-feira (28/8) em entrevista exclusiva ao Metrópoles. “Teremos tempo para o eleitor saber que Haddad é Lula e que Lula é Haddad”.

Confira a íntegra da entrevista do ex-ministro ao Metrópoles:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?