metropoles.com

LGBTs: no Twitter, Bolsonaro diz que minorias não perderão direitos

Na véspera, MP mudara responsabilidade pela Diretoria de Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Jair Bolsonaro
1 de 1 Jair Bolsonaro - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), foi ao Twitter declarar, nesta quinta-feira (3/1), que “qualquer indivíduo” incluído nas diretrizes dos direitos humanos não perderá o auxílio do seu governo. A mensagem foi publicada um dia após uma medida provisória transferir responsabilidade da Diretoria de Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. Anteriormente, o órgão era vinculado à Secretaria Nacional de Cidadania. No governo Bolsonaro ficará com a Secretaria Nacional de Proteção Global.

Em sequência à mensagem, Bolsonaro disse que muitos brasileiros “perderam sua valiosa individualidade para se tornarem objeto e fonte de renda de políticos” e os classificou como “massa de manobra”.

“Teremos um diálogo aberto com a comunidade LGBT. Nenhum direito conquistado pela comunidade será violado”, afirmou a ministra Damares Alves, titular do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. “As demandas da comunidade LGBT nunca foram cuidadas por uma secretaria, sempre foram cuidadas por uma diretoria. E o presidente Bolsonaro respeitou essa estrutura. Portanto, a comunidade LGBT continua com a estrutura que tinha no ministério”, argumentou.

Reação
A transferência da diretoria responsável pelos direitos dos LGBTs foi duramente criticada por setores de representação de minorias sociais. Alguns pontos da Esplanada dos Ministérios foram cobertos, na noite dessa quarta-feira (2/1), de projeções com dizeres a favor do movimento LGBT. A publicação foi compartilhada por vários internautas (veja abaixo).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?