Na França, Lula recebe título de Cidadão Honorário de Paris

Honraria, segundo a Prefeitura parisiense, é devido ao trabalho do petista para “reduzir desigualdades sociais e econômicas” do Brasil

Divulgação

atualizado 02/03/2020 17:57

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, nesta segunda-feira (02/03/2020), o título de Cidadão Honorário da Cidade de Paris, entregue pela prefeita Anne Hidalgo em cerimônia realizada no Hotel  de Ville, na capital francesa.

A honraria, segundo a Prefeitura de Paris, é em reconhecimento ao trabalho do petista para “reduzir as desigualdades sociais e econômicas” do Brasil.

Apesar de condenado na Lava Jato em segunda instância, o ex-presidente não tem restrições de viagens impostas pela Justiça. Mesmo assim, sua defesa informou ao juiz Luiz Antonio Bonat, sucessor do atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, na Lava Jato em Curitiba, que ele viajará pela Europa durante 13 dias.

“Estou muito emocionado de estar aqui em Paris recebendo essa homenagem. Quando digo pra vocês que tenho energia de 30, digo porque nunca estive mais motivado do que estou agora a brigar pela democracia no nosso país. Agradeço muito a vocês”, disse Lula ao receber o título.

Divulgação
A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, entregou a honraria ao ex-presidente Lula

Da cerimônia, participaram a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), o candidato derrotado à Presidência da República em 2018, Fernando Haddad, e a noiva de Lula, a socióloga Rosângela Silva.

Agenda europeia
A homenagem na frança é o primeiro evento de uma “agenda privada” que Lula manterá na Europa até o próximo dia 12.

Entre os dias 5 e 7 de março, ele estará em Genebra, na Suíça, para reuniões e encontros com lideranças e representantes do movimento sindical e social e no Conselho Mundial de Igreja. E de 7 a 11 de março, o destino será Berlim, na Alemanha, para reuniões com movimentos sindicais e sociais.

Últimas notícias