metropoles.com

MPF dá cinco dias para governo justificar nomeação de presidente do Iphan

Também foram solicitados esclarecimentos quanto a 17 indicações feitas recentemente a cargos superiores no órgão

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Marcelo Álvaro Antônio
1 de 1 Marcelo Álvaro Antônio - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O Ministério Público Federal (MPF) determinou um prazo de cinco dias para que o Ministério do Turismo encaminhe documentos referentes à nomeação da nova presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Larissa Rodrigues Peixoto Dutra.

A solicitação foi encaminhada pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) ao titular da pasta, Marcelo Álvaro Antônio. O ministério deve enviar o currículo, o diploma de graduação e de cursos de pós-graduação da nova presidente do Iphan.

Outra demanda do MPF é a apresentação do formulário de comprovação de cumprimento dos critérios previstos no Decreto 9.727/2019, que estabelece o perfil profissional e os procedimentos gerais para a ocupação dos cargos altos no governo.

A PFDC também solicitou cópias do inteiro teor dos processos de nomeação, posse e entrada em exercício de Larissa Dutra como presidente do Iphan. Na última sexta (08/05), a procuradoria já havia solicitado ao ministério esclarecimentos quanto à nomeação de 17 pessoas no Iphan.

A solicitação foi feita após denúncias da liderança do PSol, de que teriam sido indicadas pessoas sem capacidade técnica e “sem compromisso com a missão institucional”.

A pasta também deverá esclarecer qual foi a autoridade responsável por cada um dos nomes referenciados e quais as atribuições dos superintendentes, coordenador técnico, coordenador administrativo, chefe de gabinete do superintendente, chefe de Divisão Técnica e Chefe de Divisão Administrativa.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações