metropoles.com

Mourão quer discutir CPMF: “Não é porque presidente é contra que não pode”

Bolsonaro já disse ser contrário à recriação do tributo. Vice-presidente defende que assunto seja debatido no Congresso

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Rede Social
1 de 1 Reprodução/Rede Social - Foto: null

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, defendeu nesta segunda-feira (13/7) que o Congresso Nacional discuta a criação de um imposto sobre transações financeiras, como a Contribuição Provisória Sobre Movimentação Financeira (CPMF).

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) já disse ser contrário à CPMF e negou que o tributo será recriado em seu governo, mas, segundo Mourão, “não é porque o presidente é contra que não pode ser discutido”.

“Existe preconceito em relação ao imposto sobre transações financeiras. Face ao passado da CPMF, muita gente é contra, mas tem gente no Congresso que é a favor. E qual é o lugar para discutir isso? É o Congresso, né? Façam consulta pública, chamem os principais tributaristas, debatam e tomem uma decisão”, declarou o vice-presidente.

A CPMF foi um imposto que existiu até 2007 para cobrir gastos do governo federal com projetos de saúde – a alíquota máxima foi de 0,38% sobre cada operação.

Questionado se avalia que o Brasil precisa de um novo imposto sobre transações financeiras, Mourão disse que não tem uma conclusão sobre o assunto, mas que o debate é necessário.

“Eu não tenho uma ideia fixa ainda a este respeito, não cheguei a uma conclusão se é o melhor ou pior. Mas isso tem que ser discutido”, afirmou.

0

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?