metropoles.com

Ministros brasileiro e paraguaio assinam acordo para fiscalizar Itaipu

O acordo que tramita há quase dois anos “visa avançar no processo de aperfeiçoamento e de transparência” da estatal

atualizado

Compartilhar notícia

Foto:Gustavo Magalhães/MRE
1 de 1 - Foto: Foto:Gustavo Magalhães/MRE

No Palácio do Itamaraty, os ministros das Relações Exteriores do Brasil e Paraguai, Carlos França e Euclides Acevedo, respectivamente, assinaram, na tarde desta sexta-feira (5/11), o acordo que criará a Comissão Binacional para a fiscalização das Contas de Itaipu.

Entidade criada por dois países soberanos, Itaipu é submetida a regulamento jurídico especial, fundamentado no princípio da binacionalidade, com absoluta igualdade em seus processos decisórios. Por isso, os chanceleres assinaram conjuntamente o acordo.

“A criação da comissão binacional de divisão de contas entre Brasil e Paraguai vai trazer maior transparência, maior clareza e regras de conformidade a esse gigante. Itaipu é gigante na geração de energia, que nós possamos com muita transparência comunicar isso também à sociedade brasileira e paraguaia e ao mundo”, disse o chanceler brasileiro.

O acordo, que tramita há quase 2 anos, “visa avançar no processo de aperfeiçoamento e de transparência” da estatal. Em 2019, a diretoria, à época a cargo do atual presidente da Petrobras, general Silva e Luna, e Ernst Bergen – disse acreditar que além da comissão, seria interessante que Itaipu contasse com algum mecanismo de fiscalização externo.

“Itaipu se converte em uma ferramenta de progresso, responsabilidade social e responsabilidade com o meio-ambiente. Os processos de negociação do tratado vão tomar um tempo enorme, fluidamente e fraternamente. Agradecemos pela hospitalidade do Brasil de receber nossas propostas”, afirmou o embaixador paraguaio.

Na oportunidade, Acevedo informou que o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, se encontrará em breve com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para tratar de assuntos relacionados à ponte que ligará o município de Porto Murtinho, Mato Grosso do Sul, ao Paraguai. O embaixador, no entanto, não especificou as datas.

Além da criação da comissão para Itaipu binacional, os chanceleres também discutiram sobre temas das agendas bilateral e regional, sobre o enfrentamento à Covid-19, sobre o combate a ilícitos e também acerca de modernizações no Mercosul.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?