metropoles.com

Ministro terá de explicar ao Congresso vídeo sobre golpe de 1964

Carlos Alberto dos Santos Cruz foi convocado para prestar esclarecimentos sobre “a participação governamental” na gravação

atualizado

Compartilhar notícia

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
general carlos alberto dos santos cruz
1 de 1 general carlos alberto dos santos cruz - Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização, Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) do Senado Federal aprovou, na tarde desta terça-feira (9/4), um requerimento para que o ministro da Secretaria de Governo, da Presidência da República, general Carlos Alberto dos Santos Cruz, vá ao Congresso prestar esclarecimentos.

A Casa quer saber qual “a participação governamental” na publicação de um vídeo que defende o golpe militar brasileiro de 1964.

A expectativa é que Santos Cruz compareça no Congresso Nacional na próxima terça-feira (16). “É importante sabermos quem tornou público e quem autorizou a produção do conteúdo. Assim como quem realizou o pagamento à empresa responsável pela produção e a autorização da divulgação através de canais oficiais”, explicou a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), autora do requerimento.

No dia 31 de março, data em que o golpe de 1964 fez 55 anos, um vídeo foi divulgado via WhatsApp da comunicação do Palácio do Planalto, com um apresentador afirmando que, naquele dia, o Exército “salvou” o país.

“O Exército nos salvou. Não há como negar. E tudo isso aconteceu num dia comum como hoje, um 31 de março. Não dá para mudar a história”, diz ele.

Um dia depois, o empresário Osmar Stábile assumiu ter produzido o vídeo e negou que tem qualquer relação com a Presidência. “Eu nem conheço o Bolsonaro. Apoiei [Bolsonaro] durante a eleição, evidentemente, mas era uma pessoa mandando vídeos para amigos”, disse.

Compartilhar notícia