metropoles.com

Ministro do STF pede informações em ação contra reeleição de Maia

A eleição do novo presidente da Câmara deve acontecer antes da decisão do STF, por causa do recesso

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
Rodrigo maia
1 de 1 Rodrigo maia - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu informações à Câmara dentro da ação que questiona a candidatura à reeleição do presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Depois de recolher informações da Câmara dos Deputados, a Procuradoria-Geral da República e a Advocacia-Geral da União deverão enviar parecer ao STF. O decano do STF, relator do caso, também decidiu que irá levar a ação diretamente para o plenário da Corte analisar.

Como o STF só voltará a ter sessões plenárias em fevereiro, a eleição do novo presidente da Câmara, que costuma acontecer no dia 1º de fevereiro, deve acontecer antes que o Tribunal decida a questão.

A ação foi proposta na última sexta-feira (16) pelo Solidariedade, partido que compõe o Centrão. O bloco articula lançamento de candidato próprio à presidência da Casa. O Solidariedade quer que o STF decida que a proibição de recondução do presidente da Câmara na mesma legislatura se aplique também para casos de mandato-tampão.

“A grave insegurança jurídica que gravita em torno do tema desestabiliza um dos Poderes da República, na medida em que cria incertezas em relação aos possíveis candidatos, atrapalhando o processo eleitoral”, escreveu o Solidariedade ao STF.

A Câmara terá dez dias para enviar informações ao STF. Depois disso, PGR e AGU terão cinco dias cada para encaminhar o parecer Os prazos só começam a contar depois do recesso do Judiciário.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?