metropoles.com

Michel Temer contesta Bolsonaro e nega “acordo” com Moraes por trégua

No ano passado, ex-presidente e atual chefe do Executivo escreveram e divulgaram uma carta em sinalização de trégua após embates com o STF

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
Imagem colorida dos ex-presidente Michel Temer e Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida dos ex-presidente Michel Temer e Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados - Metrópoles - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O ex-presidente da República Michel Temer (MDB) negou, nesta terça-feira (7/6), que tenha feito “acordo” com o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para um trégua entre o Executivo e o Judiciário.

O suposto pacto foi mencionado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) durante declaração nesta terça. Segundo o chefe do Executivo federal, Moraes não cumpriu os termos de carta costurada com Temer, em setembro de 2021, após a temperatura subir em meio a atos antidemocráticos realizados no feriado de 7 de Setembro.

Em nota, Temer contesta a versão de Bolsonaro e diz que o único objetivo da carta era “ajudar a pacificar o país e restabelecer o imperativo constitucional da harmonia entre os Poderes”.

“As conversas se desenvolveram em alto nível como cabia a uma pauta de defesa da democracia. Não houve condicionantes e nem deveria haver pois tratávamos ali de fazer um gesto conjunto de boa vontade e grandeza entre dois Poderes do Estado brasileiro”, disse o emedebista.

Em entrevista ao programa Perspectivas, do SBT, Bolsonaro declarou que Moraes “não cumpriu nenhum dos itens” que teriam condicionado a sinalização de trégua para com o ministro.

“Não falei isso para ninguém, estou falando primeiro para você. Estava eu, Michel Temer e um telefone celular na minha frente. Ligamos para o Alexandre de Moraes e falamos três vezes com ele, e combinamos umas certas coisas para assinar aquela carta. Ele não cumpriu nenhum dos itens que eu combinei com ele”, disse o mandatário à emissora.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?