metropoles.com

Mercosul: chanceler da Bolívia nega ruptura democrática no país

A atual ministra das Relações Exteriores do país, Karen Longaric, representa a presidente interina na 55ª Cúpula do bloco

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Karen-Longaric
1 de 1 Karen-Longaric - Foto: Reprodução

Enviada especial a Bento Gonçalves (RS) – A atual ministra das Relações Exteriores da Bolívia, Karen Longaric (foto em destaque), ao representar o país na 55ª Cúpula do Mercosul, nessa quinta-feira (05/12/2019), em Bento Gonçalves, negou que haja uma ruptura democrática no país.

Segundo ela, Evo Morales renunciou ao mandato voluntariamente após pressão popular. “Como poderia ser descrito como golpe de Estado se a Assembleia Constitucional, com dois terços de representantes do governo de Evo Morales, continua funcionando de forma ininterrupta e aprovou, de forma unânime, a realização de novas eleições?”, questionou.

A chanceler ainda reafirmou que houve ilegalidades nas eleições vencidas no primeiro turno por Evo Morales e agradeceu a preocupação de países do bloco com a Bolívia, que, segundo ela, continuará priorizando fazer parte do Mercosul.

“Desejo reafirmar nossa prioridade de contribuir de forma proativa com o processo de integração do Mercosul. Agradeço pela preocupação e acompanhamento da dramática situação que a Bolívia vive”, declarou.

Longaric lembrou que uma auditoria pela Organização dos Estados Americanos (OEA) revelou “manipulação ilícita” dos resultados e reforçou o compromisso da atual presidente interina da Bolívia, Jeanine Añez, em realizar novas eleições.

“Nós próximos meses, a Bolívia terá um processo eleitoral dos mais livres de sua história”, disse a chanceler.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?