metropoles.com

Marcos Rogério classifica como “piada” convocação de Bolsonaro à CPI

Senador disse que convocar o presidente da República seria uma “violação gravíssima à separação de Poderes”

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Senador Marcos Rogério na CPI da Covid
1 de 1 Senador Marcos Rogério na CPI da Covid - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Os senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente da CPI da Covid, e Marcos Rogério (DEM-RO), governista, bateram boca nesta quarta-feira (26/5) devido ao requerimento de convocação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) apresentado à comissão.

Randolfe, autor do requerimento, afirmou que a convocação de Bolsonaro obedece aos mesmos critérios e vedações de governadores. Rogério, todavia, classificou o requerimento como “piada”.

“Não pode me destratar desta forma. O senador Marcos Rogério fica todo ouriçado quando se fala do presidente da República”, retrucou o vice-presidente da CPI.

O senador governista pediu respeito a Randolfe e afirmou que a convocação fere o princípio da separação de Poderes.

“Sem citar nome, parece que estão se sentindo no Tribunal de Nuremberg, esse sentimento tomou conta da CPI. Muitos senadores me criticaram por não assinar a CPI da Lava Toga. Não fiz, não é porque concordo [com as decisões do STF], mas respeito a Constituição quando se trata da separação de Poderes. Esse requerimento vai de confronto total à separação de Poderes, é inaceitável, para não dizer outras palavras e ser mal interpretado”, declarou Rogério.

Randolfe reiterou que “as vedações da Constituição e do Regimento Interno [do Senado] valem para presidente da República e governadores” e, ao convocar governadores, estaria abrindo precedentes e, por isso, apresentou o requerimento.

A CPI da Covid-19 tem o objetivo de investigar as ações e omissões do governo federal no enfrentamento à pandemia e, em especial, no agravamento da crise sanitária no Amazonas com o desabastecimento de oxigênio hospitalar, além de apurar possíveis irregularidades em repasses federais a estados e municípios.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?