Maia e Alcolumbre cumprimentam Biden e Kamala Harris por posse nos EUA

Parlamentares destacam o fortalecimento da democracia, do combate ao radicalismo e da proteção do meio ambiente

atualizado 20/01/2021 16:04

Raimundo Sampaio/Esp. Metrópoles

Os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal cumprimentaram o presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, e a vice-presidente, Kamala Harris, que tomam posse nesta quarta-feira (20/1). Os parlamentares destacaram o fortalecimento da democracia e a abertura de diálogo entre os países.

Rodrigo Maia (DEM-RJ) defendeu que Brasil e EUA atuem em conjunto em pautas de combate ao radicalismo e da proteção do meio ambiente. Ataques à democracia, aumento do radicalismo e desrespeito ao meio ambiente são críticas frequentes ao governo Bolsonaro. Biden, inclusive, criticou abertamente Bolsonaro por causa do meio ambiente durante um debate presidencial.

“Em nome da Câmara dos Deputados, cumprimento o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e a vice-presidente, Kamala Harris, por sua posse hoje. Que as duas nações atuem em conjunto em favor do fortalecimento da democracia, do combate ao radicalismo e da proteção do meio ambiente”, disse Maia.

Já Davi Alcolumbre (DEM-AP) reforçou a necessidade de diálogo entre os países. “Em nome do Parlamento brasileiro cumprimento e desejo êxito ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e à vice-presidente Kamala Harris. Que os nossos países possam manter abertos os canais do diálogo e do entendimento, sempre buscando o equilíbrio”, publicou.

O presidente da Câmara dos Deputados também havia sido a primeira autoridade brasileira a parabenizar Biden e Kamala Harris pela vitória ante Donald Trump, em novembro de 2020, nas eleições norte-americana.

Aliado de Trump, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi um dos últimos chefes de Estado do mundo a se manifestar. O líder brasileiro endossou o discurso de fraude eleitoral, sem provas, do norte-americano, que deixou nesta quarta-feira a Casa Branca.

Últimas notícias