metropoles.com

Maia diz que não era candidato à reeleição e cobra retomada das votações

Supremo Tribunal Federal (STF) ratificou o impedimento de reeleição no Congresso, no domingo (6/12)

atualizado

Compartilhar notícia

Foto: Hugo Barreto/Metrópoles
rodrigo-maia-coletiva-câmara-dos-deputados-11
1 de 1 rodrigo-maia-coletiva-câmara-dos-deputados-11 - Foto: Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Um dia depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) ratificar o impedimento de reeleição no Congresso, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que nunca teve a intenção de disputar a reeleição da Casa, e cobrou do governo Bolsonaro a retomada das votações de temas importantes.

“O governo vai poder voltar para votação daquilo que é importante para Câmara e Senado. O governo se voltou para minha situação e esqueceu do que era fundamental”, disse Maia, em entrevista à GloboNews. Ele citou a PEC Emergencial como pauta prioritária para o momento.

“Acabaram as desculpas, a eleição acabou. Não sou candidato à Câmara e vamos aproveitar as próximas semanas para garantir o equilíbrio fiscal para os próximos 24 meses”, acrescentou.

O parlamentar disse que respeita a decisão da Corte e defendeu que o candidato precisa preservar a autonomia da Casa. “A Câmara precisa ser independente, harmônica no diálogo com os outros poderes. Esse movimento da Câmara livre começou em 2019 e precisa continuar”, disse.

Maia citou os deputados Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), Baleia Rossi (MDB-SP), Elmar Nascimento (DEM-BA), Luciano Bivar (PSL-PE) e Marcos Pereira (Republicanos-SP) como candidatos do seu campo.

STF

O STF decidiu, neste domingo (6/12), que os presidentes do Senado e da Câmara não podem se candidatar à reeleição em 2021. As escolhas internas das Casas ocorrem em 1º de fevereiro do próximo ano.

A votação na Suprema Corte se encerra na próxima segunda-feira (14/12). Até lá, os ministros podem mudar de posição.

O artigo 57 da Constituição Federal diz que é vedada a recondução de presidentes da Câmara e do Senado para o mesmo cargo dentro de uma mesma legislatura.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?