metropoles.com

Lupa: Datena fez vídeo de apoio a Alckmin, e não a Bolsonaro

Agência de checagem apurou boato que tem circulado nas redes sociais, envolvendo apresentador da Band. Confira o resultado do trabalho

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Bolsonaro no Datena
1 de 1 Bolsonaro no Datena - Foto: Reprodução

 

“[Bolsonaro] É um cara que eu confio mesmo. É um cara que trabalha como você, que luta como você, que erra como você e aprende com seus erros, como você.”
Frase do vídeo do apresentador José Luiz Datena (aqui) em que ele supostamente declara apoio a Jair Bolsonaro e que já tinha mais de 34 mil compartilhamentos às 15h do dia 3 de outubro de 2018

Na verdade, a declaração de cerca de um minuto foi dada por Datena em apoio ao candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin. O vídeo foi gravado em julho deste ano, quando o apresentador cogitava se lançar candidato ao Senado pelo DEM, por São Paulo. A pessoa responsável pela edição apenas retirou a primeira frase do vídeo, que dizia: “Olha, eu não tenho muita coisa a falar do Geraldo, a não ser que é um baita cara honesto”.

O vídeo adulterado incluiu uma falsa marca d’água do PSL, partido de Bolsonaro, e imagens de arquivo do candidato em campanha.

O próprio Datena, após ficar sabendo do vídeo editado, declarou ao portal UOL que não apoia Bolsonaro. “Eu não voto em Bolsonaro, nem em [candidato do PT, Fernando] Haddad, nem em ninguém”.

*Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Com reportagem de Chico Marés

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?