metropoles.com

Lula volta ao Brasil com desafio de reorganizar articulação política

Presidente desembarcou em Brasília na madrugada deste domingo (7/5) após participar da coroação do rei Charles III, em Londres

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Presidente Lula acompanhando do Ministro da Educação, Camilo Santana, participam da cerimônia de anúncio da recomposição orçamentária para as Universidades e Institutos Federais 1
1 de 1 Presidente Lula acompanhando do Ministro da Educação, Camilo Santana, participam da cerimônia de anúncio da recomposição orçamentária para as Universidades e Institutos Federais 1 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) regressou, na madrugada deste domingo (7/5), a Brasília, depois de passar três dias no Reino Unido para participar da coroação do rei Charles III. Sem agendas oficiais no Palácio da Alvorada, ele inicia a semana com o desafio de reorganizar a base aliada no Congresso Nacional.

Como mostrado pelo Metrópoles na última semana, o governo Lula foi surpreendido por duas derrotas na Câmara dos Deputados. A primeira foi a votação que abre brecha para a derrubada da regulamentação do marco legal do saneamento básico, assinada pelo presidente. A segunda foi o adiamento da votação do PL das Fake News.

O petista deverá retomar, nesta semana, as conversas com ministros e congressistas em torno da liberação de emendas parlamentares.

Na semana passada, antes de embarcar para Londres, Lula recebeu, na residência oficial, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Durante o encontro, os dois discutiram a relação entre o Executivo e o Legislativo.

Críticas de parlamentares giram em torno da falta de assertividade em decisões, do excesso de reuniões e da atuação de ministros da área da articulação. Depois de enviar um recado a seu ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, Lula saiu em defesa dele e negou qualquer informação de que pretende tirá-lo da pasta.

“Padilha é o que país tem de melhor na articulação política”, diz Lula

CPIs

Esta semana também poderá trazer algum encaminhamento em relação às Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) do 8 de janeiro e do MST, aliado histórico do PT.

Ainda que o governo consiga garantir maioria nos colegiados, o foco nas comissões preocupa o governo, especialmente num momento em que há pressa para aprovar matérias econômicas, como o novo arcabouço fiscal e a reforma tributária.

Pesa, ainda, a demora do governo para nomeação de cargos de segundo e terceiro escalão, de interesse de partidos do Centrão e usados como moeda de troca para apoio no Congresso.

A reorganização da base na primeira quinzena de maio se faz ainda mais necessária porque Lula tem nova viagem agendada no fim do mês, para o Japão, com o objetivo de participar, como país convidado, da Cúpula do G7.

Agenda

Nesta segunda (8/5), Lula sanciona, no Palácio do Planalto, o projeto de lei que inclui a Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente, na Lei Orgânica da Saúde.

A política vai garantir acesso universal, equânime e contínuo aos serviços de saúde bucal, que passam a integrar o SUS definitivamente.

O Brasil Sorridente é um programa criado em 2004 e mais um do pacote de políticas que vêm sendo recriadas pelo governo. Uma das suas principais diretrizes é combater a dificuldade de acesso à saúde bucal, principalmente para a população mais vulnerável e em regiões de vazios assistenciais.

Na quinta-feira (11/5), na Concha Acústica, em Salvador, Lula assina o decreto que regulamenta a Lei Paulo Gustavo, de auxílio ao setor cultural. A partir desse ato, todos os municípios, estados e o Distrito Federal começam a ter acesso ao montante de R$ 3,8 bilhões destinados ao setor.

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, também estará presente. O evento terá várias atrações artísticas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?