metropoles.com

Lula se recupera bem e deve voltar a despachar do Planalto na quinta

Chefe das Relações Institucionais, Padilha disse que Lula tem evolução positiva e deve manter as agendas no Alvorada até quarta-feira (29/3)

atualizado

Hugo Barreto/Metrópoles
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva discursa com brasão da Republica ao fundo - Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou por nova avaliação médica nesta segunda-feira (27/3). De acordo com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, o petista se recupera bem e deve voltar a despachar do Palácio do Planalto ainda nesta quinta-feira (30/3).

O problema de saúde manifestou os primeiros sinais na noite de quinta-feira (23/3) e impossibilitou a viagem de Lula à China, onde ele participaria de uma série de eventos diplomáticos.

Segundo Padilha, o quadro de saúde do presidente evolui positivamente. “O presidente continua muito bem, com evolução muito positiva. Inclusive, neste momento, a medicação é via oral. Recuperação ótima”, disse.

O chefe das Relações Institucionais também falou que Lula deve manter as agendas no Palácio da Alvorada até a próxima quarta-feira (29/3), para não se expor e melhorar a reabilitação.

Nesta segunda, Lula recebeu a visita da médica Ana Helena Germoglio, que acompanha de perto o estado de saúde do presidente.

“[Lula] deve manter as agendas de trabalho pelo menos até quarta-feira aqui no próprio Palácio da Alvorada, por recomendação médica. Melhora a reabilitação e reduz a exposição”, informou o ministro.

Após avaliação dos médicos, Lula precisou adiar a ida à China. No sábado (25/3), a Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) informou que a viagem precisaria ser cancelada pelo agravamento do quadro.

“Após avaliação clínica, foi feito diagnóstico de broncopneumonia bacteriana e viral por influenza A, sendo iniciado tratamento. Após reavaliação no dia de hoje e, apesar da melhora clínica, o serviço médico da Presidência da República recomenda o adiamento da viagem para China até que se encerre o ciclo de transmissão viral”, dizia a nota.

Enquanto o presidente se recupera, o Itamaraty tenta remarcar a viagem dele à China. A expectativa é que ela só aconteça a partir de maio.






Quais assuntos você deseja receber?