O futuro ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Paulo Teixeira, (PT-SP), afirmou nesta quinta-feira (29/12) que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer o povo brasileiro “alimentado três vezes ao dia”. A declaração foi feita após o deputado federal ser indicado para a pasta.
“O Brasil está passando fome e Lula diz que quer o povo brasileiro se alimentado três vezes ao dia”, disse Teixeira. “Temos 33 milhões passando fome”, reiterou. O número de brasileiros em situação de insegurança alimentar foi divulgado em junho deste ano pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan).
“Precisamos produzir para alimentar o povo, produzir para que esses alimentos tenham o preço barato. Construir cooperativas, agroindústrias”, declarou. O objetivo do novo governo é fortalecer o mercado interno, driblar a inflação e fazer com que o abastecimento seja feito pelos pequenos e médios enquanto os grandes se “preocupam” com as exportações.
O boletim Focus do Banco Central (BC) divulgado na segunda-feira (26/12) indica que este ano a inflação deve fechar em 5,79%, com os juros travados a 13,75%. O valor reflete nos preços dos supermercados que vão direto ao consumidor.
Para fortalecer o médio e o pequeno produtor, o novo governo deve propor um plano de financiamento diferenciado para a compra de insumos – materiais que costumam encarecer as produções. “Para isso, precisamos começar pelo financiamento diferenciado para a compra de insumos e implementos”, afirmou.
O novo ministro não indicou como se daria a nova forma de financiamento e as condições de pagamento que deverão ser apresentadas aos produtores.