metropoles.com

“Lula quer o povo alimentado três vezes ao dia”, diz futuro ministro

Paulo Teixeira afirmou que em conversas com Lula, ele quer retirar os milhões de brasileiros em situação de insegurança alimentar

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/ Câmara dos Deputados
Deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP)
1 de 1 Deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP) - Foto: Divulgação/ Câmara dos Deputados

O futuro ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Paulo Teixeira, (PT-SP), afirmou nesta quinta-feira (29/12) que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer o povo brasileiro “alimentado três vezes ao dia”. A declaração foi feita após o deputado federal ser indicado para a pasta.

“O Brasil está passando fome e Lula diz que quer o povo brasileiro se alimentado três vezes ao dia”, disse Teixeira. “Temos 33 milhões passando fome”, reiterou. O número de brasileiros em situação de insegurança alimentar foi divulgado em junho deste ano pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan).

“Precisamos produzir para alimentar o povo, produzir para que esses alimentos tenham o preço barato. Construir cooperativas, agroindústrias”, declarou. O objetivo do novo governo é fortalecer o mercado interno, driblar a inflação e fazer com que o abastecimento seja feito pelos pequenos e médios enquanto os grandes se “preocupam” com as exportações.

O boletim Focus do Banco Central (BC) divulgado na segunda-feira (26/12) indica que este ano a inflação deve fechar em 5,79%, com os juros travados a 13,75%. O valor reflete nos preços dos supermercados que vão direto ao consumidor.

Para fortalecer o médio e o pequeno produtor, o novo governo deve propor um plano de financiamento diferenciado para a compra de insumos – materiais que costumam encarecer as produções. “Para isso, precisamos começar pelo financiamento diferenciado para a compra de insumos e implementos”, afirmou.

O novo ministro não indicou como se daria a nova forma de financiamento e as condições de pagamento que deverão ser apresentadas aos produtores.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações