metropoles.com

Lula e Zelensky devem conversar por telefone após feriado de Carnaval

Invasão russa à Ucrânia completará um ano na próxima semana. Em janeiro, Lula disse que Rússia cometeu um “erro crasso” ao inicar conflito

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
O presidente Lula em reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira e senadores após invasão no Congresso Nacional. Ele aparece em detalhe com bandeira da República atrás - Metrópoles
1 de 1 O presidente Lula em reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira e senadores após invasão no Congresso Nacional. Ele aparece em detalhe com bandeira da República atrás - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky devem conversar por telefone após o feriado de Carnaval. A data deve definida na próxima semana. Será a primeira conversa entre os dois chefes de Estado.

A invasão russa no território ucraniano foi iniciada em fevereiro de 2022 e já deixou milhares de mortos. Desde o início do conflito, o governo brasileiro tem mantido uma posição neutra sobre o assunto.

No ano passado, durante a campanha eleitoral, o petista chegou a dizer que o presidente ucraniano é tão culpado pela guerra quanto o presidente da Rússia, Vladimir Putin.

Em janeiro deste ano, em uma mudança de discurso, Lula disse que a Rússia cometeu um “erro crasso” ao invadir a Ucrânia, mas afirmou que “quando um não quer, dois não brigam”.

Na ocasião, porém, o presidente declarou que o Brasil não tem interesse em enviar munições para auxiliar a Ucrânia no conflito.

“O Brasil não tem interesse em passar as munições, para que elas sejam utilizadas na guerras entre Rússia e Ucrânia. O Brasil é um país de paz. Portanto, o Brasil não quer ter qualquer participação, mesmo que indireta”, afirmou.

“A única coisa que eu sei é que se eu puder ajudar, vou ajudar. Mas se for preciso conversar com o Zelensky, com o Putin, eu faço”, acrescentou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?