metropoles.com

Ucrânia diz que Rússia perdeu 5 mil soldados de elite na guerra

Segundo as Forças Armadas da Ucrânia, a Rússia perdeu “quase uma brigada inteira”. Ao todo, 5 mil soldados mortos, feridos ou capturados

atualizado

Compartilhar notícia

Spencer Platt/Getty Images
capital da Ucrania, kiev destruída pela guerra - metropoles
1 de 1 capital da Ucrania, kiev destruída pela guerra - metropoles - Foto: Spencer Platt/Getty Images

Prestes a completar um ano de conflito, o porta-voz das Forças Armadas da Ucrânia, Oleksii Dmytrashkivskyi, alegou que a Rússia perdeu “quase uma brigada inteira” da 155ª infantaria naval de elite durante as batalhas na região de Vuhledar, em Donetsk Oblast.

Dmytrashkivskyi disse que as forças armadas identificaram, ao todo, 5 mil soldados mortos, feridos ou capturados. Conforme dados do Ministério da Defesa da Ucrânia, mais de 138 mil soldados russos foram “eliminados”.

Segundo o porta-voz, as tropas russas estavam perdendo entre 150 a 300 fuzileiros navais por dia na área. “Além disso, na semana passada, o inimigo perdeu cerca de 130 unidades de equipamento, incluindo 36 unidades de tanques”, comunicou.

“A 155ª brigada já teve que ser reabastecida três vezes. Na primeira vez, após Irpin e Bucha; na segunda vez, eles foram derrotados perto de Donetsk – eles se recuperaram novamente”, compartilhou Dmytrashkivskyi.

Nas redes sociais, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky escreveu que “está em nosso poder garantir com palavras e ações que o lado leve da natureza humana prevalecerá”.

Alguns blogueiros militares russos culparam os comandantes russos por “subestimar o treinamento sistêmico deficiente do pessoal mobilizado russo” que, provavelmente, continuaria a resultar em falhas táticas semelhantes.

De acordo com a inteligência da Ucrânia, o presidente russo Vladimir Putin ordenou que as tropas do país ocupassem totalmente Donetsk Oblast até março.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações