metropoles.com

Lira diz ser “imperioso” um acordo sobre precatórios

Os presidentes da Câmara e do Senador se reúnem nesta segunda para se tentar chegar a uma solução sobre o pagamento das dívidas do governo

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Lira
1 de 1 Lira - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse nesta segunda-feira (20/9) que um acordo sobre a questão dos precatórios é necessário para a União conseguir pagar suas dívidas sem estourar o teto de gastos.

“É imperioso que se chegue [a um acordo]. A solução posta hoje é de obediência a uma decisão judicial, incluída no orçamento. Ela vai impactar todo o orçamento discricionário do governo, em investimento e funcionamento da máquina. É imperioso que a gente discuta amplamente e encontre uma saída. Sempre defendo o não rompimento do teto”, afirmou.

Os presidentes da Câmara e do Senado se encontrarão na noite desta segunda para tentar chegar a uma solução.

Para que as despesas não superem as previsões do orçamento, o governo pretende parcelar parte dos pagamentos das dívidas previstas para o próximo ano.

O presidente da Câmara ainda descartou adotar a solução apontada por seu vice, Marcelo Ramos (PL-AM), de retirar o pagamento dos títulos do teto de gastos no próximo ano, medida essa que, segundo Ramos, abriria um espaço de R$ 20 bilhões que poderiam ser empregados no Auxílio Brasil, novo programa social que deve substituir o Bolsa Família.

Na opinião de Lira, essa proposta fatalmente levaria a um rompimento do teto. “Eu sempre defendo a tese de não haver rompimento do teto, devemos discutir uma trava”, disse.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?